AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO ESTUDANTE DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
Avaliação. Política Pública. Assistência Estudantil. Implementação.
Diante do contexto político e econômico de diminuição nos recursos orçamentários, por parte do governo, e a necessidade da prestação de serviços públicos de forma eficiente, a avaliação do processo de implementação de política pública ganha espaço, tendo em vista que, através dela é possível a identificação de falhas e propositura de correções ou melhorias à equipe gestora, evitando maior gasto de recursos e comprometimento do cumprimento da finalidade da política, caso fosse avaliada e identificadas falhas apenas ao final da política. Este projeto tem como objetivo geral avaliar a implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante da Política de Assistência Estudantil do IFPB, em dois campi implantados da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, segundo o modelo de avaliação proposto por Draibe (2001) e a partir das competências do referido programa. Para tanto, o referencial teórico, que dará suporte à pesquisa avaliativa, aborda: o ciclo de políticas públicas em todas as suas etapas, se concentrando na de implementação – com destaque para o papel dos agentes implementadores nos rumos de uma política, e na de avaliação – que é um subseção à parte, ressaltando a avaliação de processos; além da assistência estudantil nas instituições federais de ensino superior, principalmente, a importância dos programas universais no combate à evasão e colaboração no alcance dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil. A metodologia da pesquisa avaliativa terá uma abordagem qualitativa de caráter predominantemente exploratório, tendo como participantes os servidores das equipes de assistência estudantil implementadores do Programa nos campi Monteiro e Patos do IFPB, e para coleta de dados será composta de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, documental, tendo como instrumento de pesquisa de campo um roteiro semiestruturado para realização de entrevistas e para a análise dos dados, será utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).