Banca de DEFESA: HIDELJUNDES MACEDO PAULINO

DISCENTE: HIDELJUNDES MACEDO PAULINO
DATA: 11/06/2014
LOCAL: Setor V, sala D4
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: criação de um modelo sistêmico aplicado ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN)

Avaliação de Políticas Públicas. Monitoramento de Políticas Públicas. Gestão Pública.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
O caráter deste estudo é intervencionista e objetiva gerar uma alternativa sobre a forma de monitorar e avaliar a execução das políticas públicas desenvolvidas no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte. O estudo ocorre em uma instituição pública, classificada como autarquia do Governo Estadual do Rio Grande do Norte e adota a metodologia de design science research, onde é gerado um conjunto de artefatos que norteiam a construção de um sistema de informação informatizado. Para basear as decisões foi revisada a literatura objetivando o levantamento de conceitos que servem de alicerce na construção da intervenção. O uso da metodologia ágil de análise de sistemas denominada iconix, proporciona um processo de desenvolvimento de software em um curto espaço de tempo. Como resultado aos vários artefatos gerados pela metodologia obtém-se um programa de computador capaz de funcionar em ambiente internet, com comportamento de G2C e que é sugerido como ferramenta gestora do monitoramento e das avaliações. Também revela barreiras enfrentadas no ambiente de empresas públicas como a falta de infraestrutura, a resistência da força de trabalho e as atitudes dos executivos.

Externo à Instituição - AARAO LYRA - UnP
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS