Banca de DEFESA: WILLIAM COELHO ROCHA

DISCENTE: WILLIAM COELHO ROCHA
DATA: 29/10/2013
LOCAL: Setor V - Sala D4

Implementação de um Sistema de Gestão de Pedidos de Informação endereçados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC)

Transparência; Lei de Acesso à Informação; Serviço de Informação ao Cidadão; Gestão de Pedidos de Informação; Design Science.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Entre as inúmeras mudanças políticas pelas quais o mundo tem passado nos últimos anos, ocupa um lugar de destaque a busca pela maior transparência dos órgãos públicos. A transparência tem se mostrado uma ferramenta importante no accountability do Estado por promover uma maior participação da sociedade através da disponibilização da informação que antes era de conhecimento restrito aos órgãos públicos. Acompanhando essa tendência, o Brasil promulga, em maio de 2012, a Lei de Acesso a Informação (LAI) que busca dar publicidade das ações do Estado em todos os níveis e órgãos da administração pública. No mesmo dia da promulgação dessa lei, é disponibilizado à sociedade o portal de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), cujo objetivo é prover um meio do cidadão fazer seus pedidos de informação a qualquer instituição do setor público. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até o momento não possuía uma ferramenta capaz de auxiliá-la no gerenciamento dessa demanda. Esta pesquisa tem por objetivo descrever uma solução informatizada que resolveu esse problema do gerenciamento dos pedidos de informação endereçados à UFRN a partir do Serviço de Informações ao Cidadão. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é a Design Science Research (DSR), pois leva em consideração a criação de artefatos e regras para a construção de modelos e métodos aplicados para solução de problemas. Como resultado, foi desenvolvido e implementado um sistema de informação para gestão de pedidos no âmbito dessa universidade, o qual poderá ser de grande valia tanto internamente quanto para várias outras instituições públicas que adotam os nossos sistemas informatizados.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - AARAO LYRA - UnP
Notícia cadastrada em: 18/10/2013 10:31