Banca de QUALIFICAÇÃO: KIVYSON NUNES DOS SANTOS

DISCENTE: KIVYSON NUNES DOS SANTOS
DATA: 04/11/2015
LOCAL: Sala 04 do DDCA

PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS EM EDUCAÇÃO: FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE NATAL

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA; EDUCAÇÃO; CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia

Em virtude do processo de transição demográfica, os formuladores de políticas públicas do setor educacional deparam-se com uma situação demográfica bastante específica, na perspectiva de embasar o planejamento da oferta de serviços de educação com qualidade. No instante atual, a despeito da transição demográfica, a população ainda continua crescendo, em razão da inércia demográfica; no entanto, em virtude da constante queda da fecundidade, a população jovem tende a diminuir nos próximos anos. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende investigar quais os cenários da educação do município de Natal, e como os futuros gestores desta respectiva rede de ensino podem aproveitar este momento específico na demografia brasileira, a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida. Em face disto, o principal objetivo do trabalho é construir cenários prospectivos com ênfase na necessidade de vagas da rede pública do ensino básico, a partir de uma tipologia da qualidade das unidades escolares, a fim de atender a demanda da população em idade escolar do município de Natal/RN. Este estudo pauta-se na metodologia da construção de cenários prospectivos, agregando informações relativas a população em idade escolar e ao perfil da rede de ensino do município alvo. A partir de dados do INEP, IBGE e CEDEPLAR, esta pesquisa consta de quatro etapas: i) levantamento bibliográfico; ii) construção do perfil da rede de ensino do município através do Método Grade of Membership (GoM); iii) caracterização da situação atual do município; e, iv) construção dos cenários prospectivos.

Externo ao Programa - 143.406.314-34 - CEZAR AUGUSTO CERQUEIRA - UNICAP
Presidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE