Banca de QUALIFICAÇÃO: WILMARA MARTINS DA COSTA

DISCENTE: WILMARA MARTINS DA COSTA
DATA: 28/08/2014
LOCAL: Anexo CCET - Sala 5

Análise de Redes Sociais: investigação das relações pessoais e da relação com o saber na escola pública.

Análise de redes sociais. Capital social. Aprendizagem. Redes de alunos da educação básica. Escola pública.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia

Este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de pesquisa que está em desenvolvimento no âmbito do projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da Região Metropolitana de Natal”. Objetivo geral deste estudo é investigar os efeitos do capital social das redes pessoais dos alunos, que compõem uma turma de ensino médio de uma escola pública na cidade do Natal, bem como, sua influência na aprendizagem no âmbito escolar. Nesse sentido, o estudo trás reflexões sobre o contexto social, as estruturas das redes em que estão inseridos e os efeitos destas no comportamento individual dos alunos no ambiente escolar, pois mostram-se como aspectos importantes para compreender as trocas de informação. Diante disso, será analisado como se estruturam as redes de interações de alunos, a fim de identificar os fatores que possibilitam ou bloqueiam o processo de aprendizagem dos conteúdos escolares mediante o capital social adquirido, que se põe como o ponto de problematização. Partindo-se da hipótese de que, a desigualdade em termos da distribuição de capital social tende a ser um dos fatores explicativos para compreender essas dificuldades. Como método de investigação das relações estabelecidas nessa população, propõe-se o uso da Análise de Redes Sociais (ARS), em que se destina a observar, especialmente, o aspecto estrutural das redes, utilizando um referencial metodológico gráfico e de cunho quantitativo para essa análise. Será considerada também uma abordagem qualitativa, ao explorar a funcionalidade das redes sociais, visando descrever as utilidades destas e caracterizar os vínculos, em que no contexto sobre redes sociais, tais abordagens são apontadas por Meneses e Sarriera (2005) como grandes focos de estudo nessa área. Para o levantamento da rede pessoal, nessa fase inicial, foi solicitado a cada pessoa que indicasse outras pessoas para compor a sua rede pessoal, o questionário utilizado nessa fase foi classificado como gerador de nomes, tal instrumento foi utilizado com o propósito de qualificar a relação de uns, quanto ao tipo e ao grau de relacionamento com os outros. Além de responder um bloco de questões sociodemográficas que servirão para traçar perfis para o conjunto de alunos alvo da pesquisa. Portanto, espera-se com essa discussão, perceber como a análise de redes sociais pode se tornar uma ferramenta teórica e metodológica significante para compreender a influência da rede pessoal de estudantes de uma escola pública sobre sua aprendizagem.

Externo à Instituição - DIMITRI FAZITO DE ALMEIDA REZENDE - UFMG
Presidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Interno - 1880578 - RICARDO OJIMA
Notícia cadastrada em: 25/08/2014 15:49