Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE FERREIRA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE FERREIRA MONTEIRO
DATA: 28/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 04 do Anexo do CCET 
TÍTULO:

A Cidade não para, a cidade só cresce: Análise do processo de dispersão urbano e impacto na dinâmica da população.


PALAVRAS-CHAVES:

Urbanização, Dinâmica demográfica, Dispersão Urbana, Transição Urbana


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
RESUMO:

A urbanização vai além do crescimento da mancha urbana, abrange também a observação da população habitante e como produz se espaço. A velocidade de urbanização e o crescimento da população podem ocorrer em diferentes ritmos, levando em muitos casos a formação de cidades com proporções maiores que o esperado, se considerarmos o numero de habitantes. Muito disso é decorrente das desigualdades na forma de consumir o espaço, impactando diretamente no tamanho das cidades.
A dispersão do tecido urbano é um dos reflexos da formas de consumir o espaço, materializando o descompasso entre o espaço urbano e a população. Essa forma de ocupação da cidade influi de diferentes maneiras a vida dos usuários do espaço urbano e na própria morfologia urbana.
A pesquisa busca avaliar como está caracterizado o processo de dispersão dentro das regiões metropolitanas brasileiras, para tal são propostas medidas para averiguar como se encontra a forma urbana, capturando a condição de dispersão e diante a esses resultados compreender como variáveis demográficas podem estar sendo influindo ou sendo influenciadas.
As medidas propostas consideram dimensões espaciais e demográficas para compor um indicador sintético de dispersão urbana para as regiões metropolitanas brasileiras, sendo estas medidas: Tamanho, Dispersão, Densidade e Tipo de uso do solo, Deslocamento. Para cada uma dessas medidas será realizado teste para avaliar a correlação com suas condições demográficas, a fim de testar a hipótese de que a forma urbana é influenciada pela estrutura demográfica de sua população.
Os resultados prévios encontrados demonstram a viabilidade na aplicação dos métodos, quando aplicado em todas as regiões metropolitanas será possível a análise estatística de correlação com elementos demográficos. Com o avanço do trabalho espera-se explorar os resultados obtidos e se possível propor as possíveis condições futuras para as diferentes Regiões metropolitanas no país.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1346605 - FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE
Externo ao Programa - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Presidente - 1880578 - RICARDO OJIMA
Notícia cadastrada em: 12/08/2014 16:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao