Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYARA CAMPELO DOS REIS

DISCENTE: LAYARA CAMPELO DOS REIS
DATA: 14/10/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCET

AGRONEGÓCIO E VARIABILIDADE CLIMÁTICA: UM ESTUDO CLIMATOLÓGICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A PRODUTIVIDADE DA SOJA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS (PI)

Produção agrícola; Tendências Climáticas; Mann-Kendall; Cerrado Piauiense

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia
ESPECIALIDADE: Meteorologia Aplicada

O município de Bom Jesus (PI), nos últimos anos, passou a figurar como uma região potencial para produção de soja (Glycine max (L.) Merrill) em larga escala. Esta cultura agrícola ganha espaço nos cerrados bonjesuenses, apresentando no decorrer dos anos crescimento exponencial de áreas cultivadas. Entretanto, a produção não acompanha esse mesmo ritmo de crescimento, passando por períodos de oscilações, ainda que tenha um grande suporte de tecnologias, materiais genéticos de maior potencial produtivo, uso de técnicas de manejo e correção do solo e da crescente qualificação dos produtores rurais. Portanto, no presente estudo, considerou-se a influência do clima no desenvolvimento dos sistemas agrícolas. Diante desse contexto, a pesquisa visa analisar a variabilidade climática por meio da identificação de tendência de diferentes elementos meteorológicos, bem como sua influência na produtividade da soja no município de Bom Jesus, Piauí. Para tanto utilizaram-se dados meteorológicos mensais do período de 1984-2014, dados meteorológicos diários do período de 1974-2014, ambos obtidos a partir do banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), dados das Normais Climatológicas do Brasil de 1961-1990 do INMET e dados de produção agrícola municipal da cultura da soja dos anos/safras de 1997/1998 a 2012/2013 obtidos no banco de dados de Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas análises foram considerados cálculos para o cômputo das Normais Climatológicas (1984-2014) e aplicações estatísticas. Dentre os métodos estatísticos foram realizados o teste de tendência (Mann-Kendall), no intuito de analisar a tendência de variação dos dados agrometeorológicos (precipitação, Tmax, Tmin e DTR)e o estimador de Sen, para verificar a magnitude da tendência, utilizando para isso o template MAKESENS, a tendência foi verificada nos níveis de significância de 0,1%, 1%, 5% e 10%. E por fim, utilizaram-se a técnica de análise multivariada (análise de Cluster) pelo método de Ward e o teste de correlação de Spearman (rs), para identificar a relação entre dados de variabilidade anual da produtividade da soja e os dados agrometeorológicos. Os resultados parciais mostraram que a sazonalidade da climatologia recente apresentou-se mudanças com relação à climatologia passada, em todas as variáveis analisados, porém com expressividade menor na insolação, precipitação e pressão atmosférica. Quanto à variabilidade dos elementos agrometeorológicos observou-se tendências positivas/negativas com significância estatísticas para alguns meses, dentre eles os que fazem parte do ciclo da soja, que por sua vez tenderá a provocar possíveis impactos tanto positivos como negativos no rendimento final da produção. Notou-se também uma correlação positiva significativa entre a produtividade de soja e a precipitação no mês de março, apontando que períodos de secas neste mês são prejudiciais para o desenvolvimento da cultura da soja. Ainda será analisado neste estudo a relação das variáveis agrometeorológicas: Tmax, Tmin e DTR sobre a variabilidade anual da soja. Assim espera-se que este estudo possa contribuir para a proposição de medidas estratégias de planejamento, que levam em conta o papel da variabilidade climática sobre a produção.

Presidente - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interno - 2086472 - BERGSON GUEDES BEZERRA
Interno - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE
Interno - 350691 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES