Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON LUIZ PINHEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON LUIZ PINHEIRO DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2015
LOCAL: Sala de Seminarios - Departamento de Geofísica

Estudo de propagação de ondas de gravidade na região F da ionosfera a partir de simulações numéricas

Ondas de gravidade; ionosfera, simulação numérica; ionosfera equatorial

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geofísica
ESPECIALIDADE: Aeronomia

As pesquisas em Física da Ionosfera desenvolvidas pelo Grupo Instrumentação em Clima e Geofísica Espacial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) envolvem, entre outras coisas, estudosda dinâmica e morfologia da ionosfera utilizando equipamentos como radares ionosféricos tipo Sondador Ionosférico Digital (CADI) e fotômetro zenital em 630 nm. Além disso, o Grupo dispõe de dados coletados por foguetes, receptores de sinais de VHF emitidos por satélites geoestacionários e dados de GPS. Os dados obtidos por meio desses equipamentos foram utilizados para identificar asinaturas de ondas de gravidade (geradas pela interação entre camadas da atmosfera) durante sua passagem na ionosfera, isto é, na forma de distúrbios ionosféricos propagantes (traveling ionospheric disturbance – TID’s). Com o objetivo de estudar os efeitos desses distúrbios ionosféricos na camada F da ionosfera, sobre o oxigênio ionizado, na região onde está localizada a cidade de Natal (33.7º O, 5.6º S), desenvolvendo simulação numérica de dados a partir de perturbações de primeiro ordem nas equações fundamentais que descrevem a dinâmica do plasma ionosférico tentando reproduzir as características das assinaturas detectadas. Para tanto, estão sendo desenvolvidas rotinas utilizando o Visual Fortran 4.0 com o objetivo de simular dados da ionosfera perturbada por estruturas semi-perídicas tipo ondas de gravidade e comparar com dados reais. Para tanto, o modelo será alimentado por dados gerados pelo MSIS Atmosphere Model e pelo IRI (International Research Institute for Climate and Society).

Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Interno - 350830 - JOSE HUMBERTO DE ARAUJO
Interno - 345792 - MARIO PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/09/2015 10:48