Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA RAQUEL TORRES DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA RAQUEL TORRES DE SANTANA
DATA : 01/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ogu-gthe-uoa

Os efeitos do treino multissensorial e do sono pós treino na quebra da invariância em espelho

invariância em espelho; escrita em espelho; aprendizagem; treinamento multissensorial-motor; consolidação pelo sono

Uma característica definidora da humanidade como espécie é sua capacidade de inventar e transmitir culturalmente tecnologias que foram responsáveis por transformar a vida na Terra. Uma dessas grandes invenções que permitiram aos humanos “comunicar seus pensamentos” com suporte visual é a escrita e a leitura. Uma dificuldade visual que as crianças enfrentam é a escrita no espelho, que cria confusão entre as letras em espelho (por exemplo, b = d). A confusão das letras em espelho surge como consequência natural de um mecanismo visual profundamente enraizado em nosso sistema visual: a invariância do espelho. A invariância em espelho é um mecanismo visual que permite o reconhecimento imediato de imagens opostamente simétricas. Essa capacidade visual surge no início do desenvolvimento humano e é útil para reconhecer objetos, rostos e lugares entre as perspectivas esquerda e direita, e também está presente em primatas, pombos e cefalópodes. Assim, a discriminação para letras em espelho deve ser aprendida para reconhecimento rápido de letras e, portanto, para leitura fluente. Mas, tradicionalmente, as escolas não proporcionam um aprendizado tão específico e a orientação correta das letras é aprendida esparsamente, com o tempo. Com base nisso, aplicamos um treinamento específico direcionado para lidar com a confusão em espelho para letras em alunos da 1ª série que estão aprendendo a ler. O treinamento foi baseado em nosso mecanismo hipotético: “mapeamentos multissistêmicos”, ou seja, mapeamentos de representação de letras em sistemas sensório-motores. Para manter o treinamento curto (7,5 horas no total, ao longo de 3 semanas), associamos um potencializador de aprendizado fisiológico: a consolidação pelo sono pós-treino. Observamos efeitos maciços do aprendizado de discriminação de espelhos para letras e um papel crítico desempenhado pela consolidação do sono na magnitude, automaticidade e duração de longo prazo desse aprendizado específico.

Externa ao Programa - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER

Interna - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA