Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI DRIESKENS CARVALHO DE CASTRO SÁ BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVI DRIESKENS CARVALHO DE CASTRO SÁ BARRETO
DATA : 29/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/cph-fhgm-ohx
TÍTULO:

Modulação da atividade do córtex frontal acoplada à respiração por estados comportamentais e cognitivos do rato


PALAVRAS-CHAVES:

cpmf; respiração, oscilações, teta, gama, delta, rato


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Em 1942, os estudos de Edgar Adrian mostraram que o fluxo de ar rítmico no epitélio olfativo de porcos-espinhos gera oscilações no bulbo olfatório. Estudos recentes em roedores mostraram que oscilações neurais sincronizadas à fase do ciclo respiratório ocorrem não apenas no bulbo olfatório, mas também em áreas distantes no cérebro, do córtex prefrontal ao visual e a áreas subcorticais, como o hipocampo e a amígdala. Interessantemente, estes ritmos respiratórios espalhados não estão presentes de forma contínua. Ao contrário, o acoplamento entre a atividade neural e a respiração entre regiões cerebrais muda dramaticamente com o tempo. Estudos anteriores mostraram que o poder destas oscilações acopladas à respiração é maior em áreas frontais.

Para entender esta dinâmica, nós registramos simultaneamente vídeo de profundidade, respiração (pressão intranasal) e sinais distribuídos do cérebro (córtices cingulado anterior, pré-limbico, orbital medial e parietal, e bulbo olfatório) em 6 ratos enquanto eles se comportavam livremente num campo aberto com objetos (totalizando 21 sessões de 30 minutos cada).

Os animais demonstram um rico repertório de comportamento, indo desde a imobilidade (quietude/sono) à locomoção, autolimpeza, rearing, e exploração de objetos. Nesta apresentação, vamos mostrar e discutir resultados sobre o acoplamento de componentes de baixa e alta frequencia do potencial de campo local (LFP) ao ritmo respiratório. Vamos mostrar como a magnitude deste acoplamento depende fortemente da frequência instantânea da respiração e da área cerebral registrada. Para dissecar melhor estas possíveis modulações de força de acoplamento, nós detectamos e selecionamos o estado comportamental dos animais e quantificamos o acoplamento entre respiração e LFP em cada um dos estados. Nós vamos mostrar como a modulação dos sinais respiratórios depende do comportamento ou estado cognitivo do rato.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1721223 - ADRIANO BRETANHA LOPES TORT
Presidente - 2069422 - DIEGO ANDRES LAPLAGNE
Interno - 2183828 - TARCISO ANDRE FERREIRA VELHO

Notícia cadastrada em: 25/10/2021 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao