Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARETH DE BRITO NOGUEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARGARETH DE BRITO NOGUEIRA LIMA
DATA : 20/10/2021
HORA: 11:00
LOCAL: meet.google.com/ixi-wneg-ipa
TÍTULO:

Sobre os efeitos ansiolíticos/antidepressivos do 5-MeO-DMT


PALAVRAS-CHAVES:

5-MeO-DMT, psicodélicos serotonérgicos, ansiedade, plasticidade, atividade neuronal, amígdala basolateral, cortex cingulado anterior, CA1 ventral, giro denteado ventral.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Ansiedade é uma desordem de circuitos, ou seja, uma circuitopatia mundialmente prevalente que afeta substancialmente a qualidade de vida das pessoas. Para trata-la adequadamente, é necessário que sejam revertidos os processos que levam ao mal-funcionamento dos circuitos neuronais. Ainda não há um tratamento completamente eficaz para tratar tal desordem. Inúmeras pesquisas vem apresentando resultados promissores e seguros com psicodélicos serotonérgicos, evidenciando um potencial terapêutico desses compostos. No entanto, os seus mecanismos de ação ainda não foram completamente elucidados. Muitos estudos clínicos têm conseguido mitigar duradouramente os sintomas da depressão e da ansiedade com apenas uma dose única, o que faz desses compostos alternativas bastante interessantes aos tratamentos clássicos disponíveis na psiquiatria. Esses efeitos duradouros podem ser explicados por uma possível indução à neuroplasticidade, à neuroproteção e a uma modulação de agentes ligados à inflamação. Alguns estudos comprovaram um aumento na neuritogênese, sinaptogênese e neurogênese proveniente do tratamento com esses compostos. Neste estudo, procuramos identificar como o psicodélico serotonérgico 5- metoxi-N,N-dimetiltriptamina (5-MeO-DMT) afeta prolongadamente a atividade neuronal e a expressão de genes relacionados à plasticidade em estruturas cerebrais classicamente relacionadas à ansiedade, como a amígdala basolateral, a região CA1 do hipocampo ventral e o cortex cingulado anterior, localizado no cortex medial pré-frontal de camundongos adultos uma hora, cinco horas e cinco dias após o tratamento. Após avaliarmos as propriedades eletrofisiológicas de camundongos 5 dias depois do tratamento com 5-MeO-DMT, verificamos diferenças nas propriedades passivas da membrana, além de alterações na amplitude e frequência dos disparos neuronais. A avaliação da expressão gênica uma hora após o tratamento revelou um aumento na expressão dos genes iniciais imediatos ARC e ZIF268 no cortex cingulado anterior e na amígdada basolateral. Outra avaliação feita 5 horas após o tratamento mostrou uma diminuição do gene NR2A em CA1 ventral. Verificamos também um aumento significativo do gene TRIP8b em CA1 ventral 5 dias após o tratamento. Juntos, esses dados revelam um efeito modulatório da 5-MeO-DMT em alguns genes relacionados à atividade neuronal em estruturas relacionadas à ansiedade e alteração do perfil eletrofisiológico das células estudadas. Entretanto, são necessários mais estudos para identificar um claro fator genético que regule a atividade neural e a plasticidade neuronal nas vias relacionadas à ansiedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2069422 - DIEGO ANDRES LAPLAGNE
Interna - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Presidente - 1824636 - RICHARDSON NAVES LEAO

Notícia cadastrada em: 19/10/2021 15:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao