Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON HENRIQUE FRANÇA FIGUEREDO LEAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON HENRIQUE FRANÇA FIGUEREDO LEAO
DATA: 12/05/2014
HORA: 16:30
LOCAL: Instituto do Cérebro
TÍTULO:

DIFERENTES PREDISPOSIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DE ALTERAÇÕES MOTORAS E COGNITIVAS NAS LINHAGENS DE RATOS WISTAR, SHR E LEWIS SUBMETIDAS A MODELOS PROGRESSIVOS PARA A DOENÇA DE PARKINSON.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Parkinson, Rotenona, Reserpina, Dopamina.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO:

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo cuja fisiopatologia compreende fatores de risco intrínsecos (genéticos e bioquímicos) e extrínsecos (ambientais) ao paciente. No entanto, poucos estudos em modelos animais abordam a interação destes fatores para a expressão da DP. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de avaliar como diferentes linhagens de ratos (Lewis, SHR e Wistar) se comportam frente a dois modelos progressivos da DP através da administração de baixas doses de fármacos que causam depleção de neurotransmissores ou morte de neurônios dopaminérgicos. Ao longo do tratamento foi avaliado o desenvolvimento dos déficits motores e cognitivos nas diferentes linhagens de ratos, comparando-as para a sua susceptibilidade ao desenvolvimento destes. Estas alterações foram validadas e correlacionadas à lesão produzida sobre o sistema dopaminérgico destes animais. Os resultados preliminares sugerem fortemente que diferentes linhagens de ratos de fato apresentam diferenças quanto à sensibilidade a estes fármacos. Ainda assim, novos estudos serão necessários para esclarecer que elementos celulares e genéticos estão envolvidos na expressão destes prejuízos. À vista destes resultados, abordagens como esta podem ser fundamentais para a elucidação dos mecanismos envolvidos na expressão da DP idiopática e no desenvolvimento de novas ferramentas terapêuticas para o tratamento da DP.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Presidente - 1439078 - REGINA HELENA DA SILVA
Interno - 1698305 - RODRIGO NEVES ROMCY PEREIRA
Notícia cadastrada em: 02/05/2014 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao