Banca de DEFESA: PATRICIA RAKEL DE CASTRO SENA - (Retificação)

DISCENTE: PATRICIA RAKEL DE CASTRO SENA

DATA: 17/03/2011

LOCAL: Auditório A - anexo do CCHLA

O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: MIDIATIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS.
Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros.

Práticas sociais – Midiatizações – Políticas públicas

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

Essa dissertação é o resultado do desenvolvimento de uma pesquisa de dois anos, intitulada O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: MIDIATIZAÇÃO E PÁTICAS SOCIAIS. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros, em que mostra Pau dos Ferros, como uma cidade do interior oestano do Rio Grande do Norte, vivendo hoje um conjunto de transformações sociais significativas, as quais interagem com práticas midiáticas que acabam midiatizando novas políticas públicas na área de Educação Técnica e Superior. Assim, com a implantação e expansão de políticas públicas estaduais e federais de democratização do Ensino Técnico e Superior, no período de 2002 a 2010, o fenômeno de migração dos estudantes de ensino fundamental e médio, antes existente, mudou significativamente na região em que Pau dos Ferros se faz polo. A concentração dos meios de comunicação da cidade nas mãos dos políticos, a favor destes, e o surgimento de novas midiatizações estão contribuído para a formação desta (não-migração) e de outras práticas sociais, reinventando e reordenando o agendamento das ideias e conceitos sobre as práticas educativas. Nosso objetivo é observar essas relações de interação entre mídia, política e educação e analisar como os jovens estudantes estão percebendo essa interação. Sob as perspectivas da recepção à luz dos Estudos Culturais, nossa pesquisa passeia primordialmente sobre a técnica de coleta de dados Grupo Focal.

Presidente - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO
Interno - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
Externo à Instituição - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES - UFPE
Notícia cadastrada em: 03/03/2011 15:41