Banca de QUALIFICAÇÃO: AGDA PATRÍCIA PONTES DE AQUINO

DATA: 10/09/2010

LOCAL: Setor II - Sala F1

Casal Nacional: Significações do corpo e do figurino no Telejornalismo

Comunicação; corpo; figurino; telejornalismo; Jornal Nacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

Esta pesquisa se propõe a analisar o processo de produção de sentido gerado pela relação dos elementos que compõem o discurso estético do telejornalismo brasileiro, bem como a significação do corpo e do figurino dos apresentadores de telejornal no processo comunicativo desse produto midiático, tendo como estudo de caso os apresentadores do Jornal Nacional. Para tanto, o trabalho abrange reflexões sobre sociedade de consumo, mídia, televisão, telejornalistas, moda e figurino. Corpo e televisão são entendidos aqui como mídias e têm analisados seus papeis simbólicos na cultura e na sociedade contemporâneas. A moda e o telejornalismo são tratados como linguagens dentro das mídias citadas. E o figurino no telejornalismo é visto como uma espécie de metalinguagem e também metamídia. O trabalho faz ainda uma retomada histórica do Jornal Nacional através de imagens que objetivam montar uma história televisual do programa telejornalístico, para com isso compreender melhor as significações do corpo e do figurino dos apresentadores que nele trabalham.

Externo ao Programa - 347529 - ELZA MARIA DO SOCORRO DUTRA
Presidente - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Interno - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Notícia cadastrada em: 30/08/2010 08:35