Banca de DEFESA: CARLA PATRÍCIA OLIVEIRA DE SOUZA

DISCENTE: CARLA PATRÍCIA OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 22/05/2015
LOCAL: Auditório A do CCHLA

O Figurino na Narrativa dos Filmes de Guel Arraes: O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010)

Figurinos. Cinema. Semiologia. Movimento Armorial. Kitsch.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão
ESPECIALIDADE: Videodifusão

Esta pesquisa focaliza a trajetória do cineasta Guel Arraes e escolhe para análise dois filmes, O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010), bem como seus figurinos. O enfoque no figurino é realizado a partir da Semiologia e objetiva decifrar os sentidos produzidos na indumentária. Três personagens dos filmes terão os seus figurinos analisados a partir da teoria de Roland Barthes, principalmente com os elementos da Semiologia (língua e fala), (significante e significado) e (sistema e sintagma). A influência do movimento Armorial no filme O Auto da Compadecida e da estética Kitsch no filme O Bem Amado merecem uma reflexão, além do estudo da função do figurino no interior da narrativa amparado pela análise estrutural da narrativa de Roland Barthes. Buscamos identificar o equilíbrio entre a fala dos personagens e a imagem da indumentária fílmica. Para complementar o estudo do poder do figurino na narrativa, estudamos os traços característicos do diretor e roteirista Guel Arraes nas suas obras, que são a identidade de nordestino, a representação do Nordeste e a comédia popular. Partimos do princípio que o trabalho de escolhas de sua criação não está separado das influências que o diretor teve durante sua vida. A nossa pesquisa se concentrou na apreciação dos filmes e na investigação minuciosa de toda a linguagem. As principais reflexões têm como sustentação as seguintes teorias: Barthes (2007), Figueirôa e Fechine (2008), Moles (2001), Stuart Hall (2005) e Mikhail Bakhtin (2013).

Presidente - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Interno - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA