Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA BARBOSA BRUNO

DISCENTE: GABRIELA BARBOSA BRUNO
DATA: 20/05/2013
LOCAL: SALA DE AULA DO PEC

Identificação e caracterização dos agregados do Rio Grande do Norte com ênfase na reação álcali-agregado

agregado; reação álcali-agregado; concreto; patologia

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

A pesquisa visa efetuar a caracterização dos agregados existentes em jazidas do estado do Rio Grande do Norte com ênfase no estudo da reação álcali-agregado.
No Rio Grande do Norte, especialmente na cidade de Natal, o número de construções vem aumentando significativamente nos últimos anos, portanto, é importante conhecer profundamente os materiais trabalhados para que se evitem problemas patológicos no futuro, diante disso, e do fato que as construções mais antigas estão começando a apresentar problemas com relação a reação álcali-agregado, e importante que seja feito um estudo sobre os agregados que estão sendo utilizados nas edificações da região.
Preocupada com o estado futuro das edificações, a UFRN está se voltando para a questão da durabilidade, iniciando assim esta pesquisa que será de grande importância para o setor produtivo, pois trará benefícios incalculáveis mais tarde. Dentre as jazidas da região, foram escolhidas cinco jazidas de agregado graúdo devido à sua importância dentro das obras executadas.
O estudo inclui a realização de diversos ensaios embasados em normas existentes, a fim de se conhecer quais as características dos agregados utilizados na região, esses ensaios serão realizados no Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo executado pelo Curso de Engenharia Civil dessa instituição. As amostras serão analisadas de forma micro e macro-estrutural de forma a entender melhor a manifestação da reação e poder futuramente propor formas de mitigação para a mesma.
No âmbito acadêmico, terá grande importância para fortalecer a Pós-Graduação de Engenharia Civil (PEC) e crescimento no desenvolvimento e trabalhos em periódicos nacionais e internacionais. Bem como a resposta a comunidade técnica sobre o conhecimento dos agregados utilizados na região no que se refere a reação álcali-agregado.

Interno - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1284389 - MARIA DEL PILAR DURANTE INGUNZA
Notícia cadastrada em: 16/05/2013 09:48