Banca de QUALIFICAÇÃO: PLÁCIDO GONDIM DE SENA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PLÁCIDO GONDIM DE SENA NETO
DATA : 24/03/2017
HORA: 10:50
LOCAL: a definir
TÍTULO:

ANÁLISES DE DOSAGENS DE CONCRETO ASFÁLTICO DO TIPO PRÉ MISTURADO A FRIO (PMF) UTILIZANDO RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO DE OBRAS (RCD)


PALAVRAS-CHAVES:

Agregados reciclados. Resíduos de construção. Pavimentação.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Tendo em vista o grande crescimento do setor da construção civil no Brasil nos últimos anos, o mercado imobiliário, empresas, e a economia em geral ganharam destaque pelo alto índice de desenvolvimento urbano. Estes acontecimentos são responsáveis diretos pelo desenvolvimento mercadológico aumentando a produção, gerando renda, e em paralelo, aumentando o PIB brasileiro do qual a construção civil detém grande parcela quantitativa. Pesquisadores afirmam que o concreto utilizando o cimento Portland hoje é o segundo produto mais consumido do mundo, tendo uma perspectiva de aumento do seu consumo ao longo dos próximos anos. Com base nestes aspectos, este trabalho abordará pontos relacionados ao reaproveitamento de Resíduos da Construção e Demolição de Obras (RCD), em que se norteia a temática deste trabalho, frisando a importância e benefícios de algumas ações sustentáveis para o meio ambiente e a sociedade. Em um contexto regional, no estado do Rio Grande do Norte existem 04 usinas de reciclagem de RCD, responsáveis por coletar, processar e comercializar todo o material oriundo de restos de construção. Tais empresas geram renda para a população local e contribui para a redução da extração mineral (matéria-prima esgotável). Diante desses fatos, o presente estudo visa avaliar a viabilidade técnica dos resíduos provenientes da construção civil, utilizando-os como agregados, após beneficiamento na usina, na composição de concretos asfálticos em substituição parcial ou total dos materiais naturais. O método de trabalho empregado encontra-se baseado na coleta de material em campo e na realização de ensaios de caracterização e dosagens de pré-misturado a frio, em conformidade com as normas padronizadas na área de pavimentação no âmbito nacional. Como forma de avaliar as composições das dosagens em campo, será executado um trecho experimental numa área interna da Usina Duarte Ltda. Dessa forma, espera-se que, ao término da pesquisa, os resíduos de construção avaliados possuam características viáveis para serem utilizados em misturas asfálticas a frio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1284389 - MARIA DEL PILAR DURANTE INGUNZA
Interno - 1524077 - CARINA MAIA LINS COSTA
Interno - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Externo à Instituição - ENIO FERNANDES AMORIM - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/03/2017 15:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao