Banca de DEFESA: ALBA CESANNA COUTINHO ROCHA

DISCENTE : ALBA CESANNA COUTINHO ROCHA
DATA : 31/10/2016
LOCAL: SETOR IV, BLOCO A - SALA 3

Estratégias Tecnológicas e Gerenciais para Sustentabilidade da Construção Civil em Natal: Dos projetos à execução

Gestão, Planejamento, Impacto Ambiental, Análise SWOT.

O setor da construção civil tem se consolidado como um dos mais relevantes na economia brasileira, em parte devido ao desenvolvimento dos centros urbanos. Um dos desafios do nosso país tem sido a inadequação da construção civil às atuais exigências de sustentabilidade. Hoje, o setor é considerado um dos mais nocivos ao meio ambiente, dado o elevado volume de recursos naturais extraído, sua consequente geração de resíduos sólidos e do nível de emissões atmosféricas. Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela Construção Civil, diversos estudos têm sido desenvolvidos buscando obter tecnologias e práticas que associadas ao plano de gestão torna as edificações mais sustentáveis. O presente estudo pretende estabelecer diretrizes para contribuir com o desenvolvimento sustentável das empresas de construção civil da cidade de Natal/RN desde a fase de planejamento à execução dos empreendimentos residenciais verticais. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório por meio da aplicação de um questionário, para avaliar a frequência que as estratégias tecnológicas e gerenciais são utilizadas pelas empresas, seguido do preenchimento de um checklist por meio da observação de um empreendimento em fase de construção. No segundo momento foram identificadas, com o auxílio da análise SWOT, os pontos fortes e as fraquezas das empresas quanto às estratégias sustentáveis e as possíveis ameaças e oportunidades externas acerca da sustentabilidade do setor. Finalmente, foi possível elaborar um modelo de melhorias, através do cruzamento dos dados, visando utilizar os pontos fortes para aproveitar as oportunidades (SO) e vencer as ameaças (ST), bem como minimizar os pontos fracos para usufruir das oportunidades (WO) e evitar as possíveis ameaças (WT) no cenário da construção civil local.

Presidente - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interno - 2315606 - REYMARD SAVIO SAMPAIO DE MELO
Externo à Instituição - CLAUDIA COUTINHO NÓBREGA - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/10/2016 11:27