Banca de DEFESA: HAZEN WILLIAN BEZERRA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAZEN WILLIAN BEZERRA PEREIRA
DATA: 23/05/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula do PEC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS PRESENTES EM RESERVATÓRIOS INTEGRANTES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE NATAL


PALAVRAS-CHAVES:

patologia, durabilidade, concreto.


PÁGINAS: 168
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção
RESUMO:

As obras de infraestrutura englobam áreas estratégicas para o desenvolvimento da sociedade. Neste âmbito as obras de saneamento são de suma importância para o desenvolvimento social. Com o fornecimento de água em quantidade suficiente e qualidade satisfatória, juntamente com a coleta e o devido tratamento dos efluentes domésticos, a sociedade torna-se menos susceptível às doenças de veiculação hídricas.

Tanto o Sistema de Abastecimento de Água quanto o de Esgotamento Sanitário dependem, para seu perfeito funcionamento, de reservatórios, seja para o acumulo de água para atendimento da população, seja para a devida retenção e tratamento dos efluentes domésticos.

Essas estruturas apresentam características bem específicas de utilização, porque o microclima criado em seu entorno caracteriza-se pela elevada umidade relativa do ar e pela presença de substâncias danosas ao concreto, como os íons cloretos presente na água.

Os reservatórios que integram o Sistema de Abastecimento de Água e Natal foram, em sua maioria, construídos entre as décadas de 1970 e 1980, período em que o meio técnico-científico não dispunha de estudos aprofundados sobre o mecanismo de deterioração do concreto armado. Por isso, esses reservatórios sofrem com o processo acelerado de degradação, apresentando diversas manifestações patológicas visivelmente identificáveis.

Diante dessa problemática este trabalho visa identificar as principais manifestações patológicas presentes em doze reservatórios integrantes do Sistema de Abastecimento de Água de Natal, e propondo um plano de recuperação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2351540 - PAULO ALYSSON BRILHANTE FAHEINA DE SOUZA
Externo à Instituição - JOSÉ GETULIO GOMES DE SOUSA - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 21/05/2014 12:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao