Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS DUARTE SAMPAIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS DUARTE SAMPAIO
DATA: 17/04/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Setor V - sala B7
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: a expansão recente do IFRN e a absorção de egressos no mercado de trabalho.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado de Trabalho, Educação Profissional, Egressos, IFRN


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo analisar em que medida o processo de interiorização do IFRN contribui para a endogeneização do desenvolvimento local e territorial, precisamente em termos da absorção de egressos no mundo do trabalho, forma de inserção e melhoria da renda e da qualidade de vida. O estudo conta com uma  revisão da literatura sobre educação e mercado de trabalho, bem como o papel da formação técnica e profissional com relação ao desenvolvimento local versus a lógica do mercado, em face da ampliação do gasto público para este fim. Também traz resultados de uma pesquisa piloto que tratou de aspectos relacionados diretamente a absorção de egressos no mundo do trabalho. A pesquisa piloto permitiu inicialmente avaliar a metodologia a ser empregada, bem como sinalizou a necessidade de aprofundar alguns aspectos visando atender aos objetivos propostos.  Na segunda e última etapa de aplicação de instrumentos serão aplicados questionários online, em que se pretende manter parte das questões relacionadas aos egressos já contidas na pesquisa piloto, aprofundo-as quando necessário. Complementarmente serão realizadas entrevistas abertas junto a agentes econômicos e institucionais a partir de inferências a respeito de como a interiorização da Instituição influencia no processo de desenvolvimento local. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149543 - VALDENIA APOLINARIO
Interno - 1205069 - WILLIAM EUFRASIO NUNES PEREIRA
Externo ao Programa - 7349918 - MARCONI GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/04/2013 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao