Banca de DEFESA: DANIELLA MEDEIROS CAVALCANTI

DISCENTE: DANIELLA MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 28/02/2013
LOCAL: A DEFINIR

IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA RENDA, NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO DE TRABALHO DAS FAMÍLIAS POBRES DO BRASIL EM 2010

Avaliação de impacto distributivo de políticas públicas. Programa Bolsa Família. Brasil.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Este estudo tem como objetivo verificar o impacto do Programa Bolsa Família (PBF), na renda e na frequência escolar para as famílias brasileiras. Pretende-se, ainda, verificar a existência de um possível efeito negativo do programa no mercado de trabalho, intitulado como efeito-preguiça. Para tanto, será utilizado os microdados do Censo amostral de 2010. Visando expurgar possíveis vieses de seleção, aplica-se a metodologia do Efeito Quantílico do Tratamento (EQT), em especial o estimador proposto por Firpo (2007), no qual assume um tratamento exógeno e não-condicional. Ademais, foi calculado o índice Foster-Greer-Thorbecke (FGT) para verificar se há menos domicílios abaixo da linha de pobreza, bem como se a desigualdade entre os pobres diminui. Foi calculado, ainda, o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), para medir o acesso de jovens/crianças a educação. Os resultados mostram que o PBF influencia positivamente a renda familiar per capita e a educação (número de filhos de 5 a 17 anos que frequentam escola). Quanto ao mercado de trabalho (horas trabalhadas e renda do trabalho) o programa mostrou um efeito negativo. Assim, quando comparada com as famílias não beneficiadas, aquelas famílias que recebem o PBF possuem: a) uma maior renda familiar (devido ao choque orçamentário do repasse monetário); b) mais filhos frequentando escola (devido à condicionalidade imposta pelo programa); c) trabalham menos (menor horas trabalhadas devido ao efeito-preguiça em alguns grupos de famílias) e; d) recebem menos. Todos esses efeitos são potencializados quando separado a amostra entre as cinco regiões brasileiras, no qual o foi no Nordeste que o PBF mais influenciou na diminuição da desigualdade de renda e pobreza, e, ao mesmo tempo, impactou mais negativamente no mercado de trabalho.

Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA FRASCAROLI - UFPB
Presidente - 388012 - JORGE LUIZ MARIANO DA SILVA