Banca de DEFESA: LUIS ABEL DA SILVA FILHO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUIS ABEL DA SILVA FILHO

DATA: 19/01/2011

HORA: 14:00

LOCAL: Setor de aulas V

TÍTULO:

MERCADO DE TRABALHO E ESTRUTURA SÓCIO-OCUPACIONAL: estudo comparativo entre as regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador – 2001-2008.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Reestruturação produtiva; Mercado de Trabalho; Regiões Metropolitanas do Nordeste; Fortaleza; Recife; Salvador.


PÁGINAS: 131

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:

As transformações econômicas mundiais, do final da Segunda Guerra, elencaram mudanças significativas nas estruturas produtivas e no mercado de trabalho em todo o mundo. Inicialmente os países desenvolvidos perceberam essas transformações e posteriormente os países em desenvolvimento. As transformações nos modelos de produção, sobretudo com a crise do fordismo, nos países periféricos acentuaram ainda mais os problemas no mundo do trabalho. A acumulação flexível, por sua vez, foi responsável por transformações significativa no mercado de trabalho da periferia do capitalismo global. No Brasil assistiu-se a esse processo de reestruturação produtiva a partir do final dos anos de 1970 e inicio dos anos de 1990, sendo mais acentuando os impactos no mercado de trabalho nas regiões mais pobres do país, sobretudo o Nordeste. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo avaliar o mercado de trabalho nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador à luz do processo de reestruturação produtiva nos anos de 2001-2008. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD e foram elaborados a partir da proposta de estudo desenvolvida pelo Observatório das Metrópoles. O estudo mostra que o mercado de trabalho das três RMs foi afetado pelo processo de reestruturação produtiva e há predominantemente pessoas ocupadas no setor informal sendo mais precárias as condições para mulheres, adolescentes/jovens e idosos. Destacam-se ainda baixos salários e grande contingente de pessoas ocupadas no terciário e terciário não especializado. Com o quadro observado nas três RMs é possível perceber os grandes problemas no mercado de trabalho que se proliferam sobretudo no contexto metropolitano do Nordeste.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FÁBIO FONSECA FIGUEIREDO - UFRJ
Presidente - 347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Externo ao Programa - 1205069 - WILLIAM EUFRASIO NUNES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 18/01/2011 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao