Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA DA SILVA CAVALCANTI

DATA : 07/10/2019
LOCAL: sala B7, setor V

ENSAIOS EM ECONOMIA DA EDUCAÇÃO

Econometria Espacial, Bônus, Pagamento a Professores, Avaliação de Impacto, Overeducation, Dados em Painel.

Essa dissertação é composta de três ensaios independentes em economia da educação que têm por objetivo geral investigar as externalidades educacionais, avaliar o impacto de políticas de bonificação aos docentes e estimar o efeito da sobre-educação nos rendimentos dos trabalhadores por meio de modelos microeconométricos. O primeiro ensaio investiga o transbordamento da qualidade da educação via proficiência média em português e matemática para alunos dos anos finais do ensino fundamental por meio dos modelos econométrico-espaciais. Foram utilizados microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e dados do Observatório da Criança e do Adolescente publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do portal Finanças Brasil (FINBRA), sendo o período de análise os anos de 2011 e 2015 para os 5570 municípios brasileiros. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese inicial do estudo de existência de spillovers educacionais entre os municípios, nos quais foram encontradas evidências de dependência espacial no desempenho escolar dos municípios e nas variáveis explicativas, sugerindo que a melhor especificação é dada pelo Spatial Durbin Model (SDM). O segundo ensaio tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Escola de Valor ─ programa de bonificação a professores de iniciativa do Governo do Estado da Paraíba ─ sobre a taxa de aprovação escolar, taxa de abandono e a proficiência média em português e matemática dos alunos das escolas premiadas. Devido a disponibilidade de dados e pelo fato dos critérios de seleção do programa, bem como as escolas premiadas, mudarem anualmente, foram utilizadas as técnicas de Propensity Score Matching (PSM) e Diferenças em Diferenças (DD) para avaliar o impacto do programa em um ano específico, 2016. Para este fim, utilizou-se os microdados do SAEB e do Censo Escolar referentes aos anos de 2015 (pré-tratamento) e 2017 (pós-tratamento) para as escolas públicas (municipais e estaduais) do Estado da Paraíba, disponibilizados por meio do INEP. O terceiro ensaio objetiva analisar a incidência e os efeitos do overeducation sobre os rendimentos dos trabalhadores graduados do Estado de São Paulo no período 2003-2013. Para atingir tal objetivo, a mensuração da escolaridade requerida foi através do método Job Analysis (JA) baseada nas informações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2002). Foram identificadas e selecionadas as 148 famílias ocupacionais da CBO 2002 que requerem formação superior e utilizados os microdados do Relatório Anual de Informações Sociais – Migração (RAIS-MIGRA) que permite o acompanhamento dos indivíduos com vínculo de trabalho formal no Brasil ao longo do tempo. Através da estimação de um modelo de dados em painel com efeitos fixos visa-se controlar por características não-observáveis dos indivíduos e testar a hipótese de que o overeducation seja na verdade devido ao problema de viés de variável omitida.

Interna - 080.004.854-78 - ANA CLÁUDIA ANNEGUES DA SILVA - UFRN
Interno - 2323056 - DIEGO DE MARIA ANDRE