Banca de DEFESA: ANA CRISTINA DOS SANTOS MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA DOS SANTOS MORAIS
DATA: 03/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

Cidades Médias não Metropolitanas das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil: dinâmica do emprego industrial no período de 1990 a 2013.


PALAVRAS-CHAVES:

 Regiões, Emprego Formal,  Especialização, Cadeias de Transição de Markov, Cidades Médias. 


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:
As transformações econômicas ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas implicaram mudanças locacionais de empresas e de emprego, tanto entre regiões quanto entre áreas metropolitanas e não metropolitanas. A pesquisa visa identificar a dinâmica do emprego industrial nas cidades médias não metropolitanas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, no período de 1990 a 2013. O objetivo é mostrar a concentração relativa do emprego, em função do deslocamento de indústrias em direção às cidades fora do contexto de regiões metropolitanas. A pesquisa utilizou-se do método histórico-dedutivo, visando observar as conexões entre o geral e o particular, por entender que as realidades locais são reflexos de ações não somente locais, mas principalmente nacionais e regionais. Utilizou-se a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), importante para a aplicação do Quociente de Localização (QL) nos 15 segmentos do setor industrial tendo o emprego como variável básica. O uso desse indicador mostra o grau de concentração relativa do segmento em cada uma das cidades em pauta, quando comparadas com suas respectivas regiões (Nordeste ou Sudeste). Além disso, incluiu-se a Matriz de Transição da Cadeia de Markov para avaliar as probabilidades de mudanças de estados nas variáveis analisadas. Os resultados mostraram que ocorreram aumentos das quantidades de empregos nas cidades das duas regiões. Do ponto de vista relativo, as cidade do Nordeste se sobressaíram em relação às do Sudeste.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JANDIR FERRERA DE LIMA - UNIOESTE
Interno - 1149536 - MARIA LUSSIEU DA SILVA
Presidente - 1205069 - WILLIAM EUFRASIO NUNES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 13/02/2015 13:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao