Quanto mais regional, mais universal eu sou: O cordel como matriz poética para a construção cênica.
Teatro. Dramaturgia. Cordel. Cultura Popular.
Este trabalho tem sido o resultado de uma pesquisa interventiva no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRN, de caráter qualitativo, visando a necessidade de um registro de valor colaborativo para pesquisadores interessados em trabalhar com textos não-teatrais, neste caso a literatura de cordel utilizada para a construção da cena teatral. Este estudo tem como objetivo central compreender o folheto de Cordel como matriz poética para a construção da cena. O objeto de nossa pesquisa é a poesia popular do cordelista e historiador Antônio Francisco, relatando o processo de transformar folhetos de cordéis em peças de teatro. Como objeto de investigação, nos basearemos na montagem do espetáculo ‘Dois Cabras Num Cordel Só’, 2010, e ‘Oscabra, 2017, Ciamargem de Teatro, onde utilizamos os cordéis do livro do poeta Antônio Francisco: ‘Dez Cordéis Num Cordel Só’, 2002.