Banca de QUALIFICAÇÃO: VALESKA FERNANDES DE SOUZA

DISCENTE: VALESKA FERNANDES DE SOUZA

DATA: 14/12/2010

LOCAL: DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

DESFECHOS CLÍNICOS E MORTALIDADE DE OBESOS MÓRBIDOS SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA NO RN

cirurgia bariátrica, obesidade mórbida, mortalidade, morbidade

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A obesidade é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal. Por apresentar repercussões multisistêmicas é associada com múltiplas complicações relacionadas às comorbidades levando a problemas físicos e psicológicos.Um aumento de apenas 20% do peso corporal eleva significativamente o risco de desenvolver hipertensão arterial, doença coronariana, diabetes tipo 2, doenças articulares, apnéia obstrutiva do sono, dislipidemia, câncer, depressão, dentre outras. A cirurgia bariátrica tem sido um eficiente método de redução de peso corporal em obesos mórbidos e tem se mostrado ser mais efetivo que dieta alimentar quando considerado a manutenção sustentada de perda de peso e resolução de comorbidades. OBJETIVO: Estabelecer o perfil epidemiológico, considerando os desfechos clínicos, comorbidades e mortalidade dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica no Estado do Rio Grande do Norte através do SUS.MATERIAIS E MÉTODOS: A amostra será composta por pacientes diagnosticados com obesidade mórbida,que se submeteram a cirurgia bariátrica a partir de janeiro de 2004, até dezembro de 2010, através do Sistema Único de Saúde, na cidade de Natal-RN.PROCEDIMENTOS: Serão avaliadas as condiçõessócio-econômicas tais como gênero, idade, escolaridade, status conjugal, ocupação atual, através de questionário estruturado e semi-estruturado, as medidas antropométricas através de peso, altura, IMC, circunferência de cintura e de quadril, relação cintura/quadril (WHR), evolução de perda de peso corporal e registro de óbitos.

Presidente - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Interno - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA