Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIFF SIMPLICIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIFF SIMPLICIO DA SILVA
DATA : 02/06/2022
HORA: 08:30
LOCAL: remoto
TÍTULO:

USO DE DISPOSITIVOS PORTÁTEIS PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS CINEMÁTICOS DA MARCHA DE SOBREVIVENTES DE AVC.


PALAVRAS-CHAVES:

AVC, sensores inerciais, sensores vestíveis, propriedades psicométricas, validade, confiabilidade.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) comumente tem repercussões motoras negativas sobre a função de caminhar, gerando diversas alterações cinemáticas na marcha. Assim, a avaliação cinemática da marcha é imprescindível para guiar o processo de reabilitação. Embora os métodos de avaliação tridimensional sejam o padrão ouro para esse fim, eles geralmente são caros e exigem configurações ambientais específicas, tornando difícil sua implementação. Dispositivos baseados em sensores inerciais são uma opção a essa avaliação, já que são portáteis permitindo a avaliação do indivíduo no seu próprio ambiente e geralmente têm um baixo custo para sua confecção.
Objetivos: 1) Desenvolver, testar e validar um dispositivo portátil, de baixo custo, que permita a avaliação, em ambientes clínicos e domiciliares, de parâmetros cinemáticos (espaço-temporais e angulares) da marcha de indivíduos com AVC. 2) Analisar as propriedades psicométricas dos dispositivos, já relatados na literatura, desenvolvidos para avaliação cinemática da marcha de indivíduos com AVC.
Métodos: 1) Trata-se de um estudo observacional com as etapas de desenvolvimento do dispositivo, testagem em saudáveis e em indivíduos com AVC, e avaliação das propriedades psicométricas em saudáveis e indivíduos com AVC. Participarão do estudo indivíduos saudáveis e com AVC (qualquer estágio da doença), com idades entre 20 e 70 anos, de ambos os gêneros. 2) Trata-se de uma revisão sistemática na qual serão incluídos estudos de qualquer design que tragam informações de propriedades psicométricas de dispositivos portáteis usados na avaliação cinemática de sobreviventes de AVC (com mais de 18 anos e em qualquer estágio da doença).
Resultados Esperados: 1) Esperamos desenvolver um dispositivo portátil, de baixo custo, de fácil implementação, que sirva à análise ambulatorial e domiciliar dos parâmetros cinemáticos da marcha de sobreviventes de AVC, sendo posteriormente disponibilizado para a comercialização em âmbito nacional; e que auxilie os clínicos na análise da marcha dessa população principalmente no seu ambiente natural. 2) Espera-se fornecer evidências a respeito das propriedades psicométricas dos dispositivos já existentes utilizados para a análise da marcha de sobreviventes de AVC, de maneira a auxiliar clínicos na decisão de quais dispositivos mais apropriados para utilização em sua prática clínica de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319151 - TATIANA SOUZA RIBEIRO
Interna - 4374835 - KARYNA MYRELLY OLIVEIRA BEZERRA DE FIGUEIREDO RIBEIRO
Externa ao Programa - 2682800 - LUCIANA DE ANDRADE MENDES
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 15:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao