Banca de DEFESA: MARIA CLARA EUGENIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA EUGENIA DE OLIVEIRA
DATA : 11/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Avaliação da satisfação do treinamento da musculatura do assoalho pélvico isolado e associado à estimulação do nervo tibial em mulheres com incontinência urinária mista.


PALAVRAS-CHAVES:

Fisioterapia; Incontinencia urinaria; Mulheres; Estimulação elétrica


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Objetivos: Comparar a eficácia e o grau de satisfação após o treinamento muscular do assoalho pélvico isolado e associado à estimulação transcutânea do nervo tibial (ETNTP) em mulheres com incontinência urinária mista (IUM). Desenho do estudo: Um ensaio clínico randomizado simples-cego foi conduzido. 24 mulheres com diagnóstico de IUM foram igualmente divididas em dois grupos: treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP) isolado e associado a ETNTP. O estudo ocorreu em quatro etapas: 1) avaliação: informações gerais, manometria do assoalho pélvico, aplicação do International Consultation on Incontinence Questionnaire – Urinary Incontinence - Short Form (ICIQ-UI-SF) e International Consultation on Incontinence Questionnaire – Overactive Bladder (OAB) ; 2) intervenção: realizada ao longo de 2 meses, duas vezes por semana; 3) avaliação pós-intervenção: manometria vaginal, reaplicação dos questionários e aplicação do Paciente Global Impression (PGI) ao final da intervenção de 2 meses; e, 4) acompanhamento: avaliação após 1 mês do término da intervenção. O desfecho primário foi o ICIQ-UI-SF e os desfechos secundários foram ICIQ-OAB, manometria vaginal e IGP. A ANOVA de medidas repetidas foi usada para avaliar a interação do tempo no grupo, atribuindo um nível de significância de 5%. Resultados: Não houve interação entre tempo e grupo para ICIQ-UI-SF (p = 0,17) e manometria (p = 0,56). Houve interação para ICIQ-OAB (p <0,01). PGI foi relatado como "muito melhor" com 41,67% no grupo TMAP + ETNTP e 16,67% no grupo TMAP após a intervenção (p = 0,04). Conclusões: Os resultados mostraram evidências fracas de que ETNTP, em combinação com TMAP, pode ser uma intervenção que pode ser usada para tratar IUM. O grau de satisfação foi melhor com intervenção associada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2786809 - MARIA THEREZA ALBUQUERQUE BARBOSA CABRAL MICUSSI
Externa ao Programa - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Externa ao Programa - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Externa à Instituição - GABRIELA MARINI PRATA - USC
Externa à Instituição - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/10/2021 08:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao