Banca de QUALIFICAÇÃO: CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS
DATA : 21/06/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

ANÁLISE DE VIABILIDADE DO USO DOMICILIAR DE UM JOGO SÉRIO VIRTUAL PARA REABILITAÇÃO DO EQUILÍBRIO POSTURAL DE IDOSOS


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Realidade Virtual, Tecnologia


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O envelhecimento é um fenômeno mundial, complexo, dinâmico e acarreta um impacto direto na mobilidade e controle postural. O desequilíbrio tem etiologia multifatorial e é a principal causa de quedas em idosos. Na reabilitação da fisioterapia geriátrica, a utilização de exergames vem ganhando destaque por complementarem as intervenções convencionais. As repercussões oriundas do envelhecimento associadas com o isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19 acentuaram o declínio físico, funcional e aumento do comportamento sedentário de muitos idosos em todo o mundo, refletindo diretamente na redução da prática de atividade física e reabilitação, gerando aumento no declínio funcional e risco de quedas. Nesse sentido, ressalta-se a importância de investigar os efeitos do uso domiciliar de um jogo sério virtual voltado para o treino do equilíbrio postural de idosos, já que essa é uma estratégia de reabilitação inovadora e motivadora, com potencial de promover melhora na qualidade de vida, funcionalidade e redução do risco de quedas nesses indivíduos. Objetivo: Essa tese tem como objetivo principal analisar a viabilidade do uso domiciliar de um jogo sério virtual para reabilitação do equilíbrio postural de idosos. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com as seguintes modalidades integradas: (1) Revisão sistemática com o intuito de sumarizar as evidências do uso da realidade virtual no ambiente domiciliar como ferramenta de reabilitação para o equilíbrio postural, mobilidade e funcionalidade de idosos. Análise de viabilidade do uso domiciliar de um jogo sério virtual para reabilitação do equilíbrio postural de idosos, por meio das etapas: (2) Avaliação qualitativa da usabilidade domiciliar de um jogo sério virtual com o intuito de identificar as principais barreiras e facilitadores durante a aplicação do jogo; e (3) Investigação do nível de equilíbrio postural, mobilidade, funcionalidade, qualidade de vida, sintomas depressivos, comportamento sedentário, motivação intrínseca e usabilidade de idosos que realizaram o treinamento domiciliar com o jogo sério virtual por meio de uma análise de validade de constructo. Este estudo será realizado exclusivamente no ambiente domiciliar. Cerca de 25 idosos saudáveis serão recrutados de forma não probabilística e por conveniência. A intervenção será aplicada com o jogo sério VirtualTer, que consiste em um exergame desenvolvido para reabilitação do equilíbrio postural de idosos. O jogo será aplicado três vezes por semana, durante duas semanas, totalizando seis sessões com duração média de 25 minutos. A avaliação das barreiras e facilitadores durante a aplicação do jogo será executada de modo qualitativo, com caráter exploratório e descritivo. O pesquisador irá preencher um formulário diário durante a aplicação da intervenção e registrará a usabilidade do sistema diante de fatores relacionados com os aspectos: tecnológicos, operacionalização do jogo, adaptações, espaço físico, mobília, fatores familiares, acessibilidade, recursos externos, fatores relacionados com o isolamento e pandemia, aspectos intrínsecos do idoso, e participação. Para análise da validade de constructo, os idosos serão avaliados antes e após aplicação da intervenção por meio dos instrumentos: avaliação gerontológica; Mini Exame do Estado Mental; Escala de Equilíbrio de Berg; Short Physical Performance Battery; Timed Up and Go; International Physical Activity Questionnaire; Escala de Avaliação de Incapacidade WHODAS 2.0; World Organization Quality of Life – versão abreviada; Escala de Depressão Geriátrica versão reduzida; Inventário de Motivação Intrínseca; e System Usability Scale. Resultados esperados: A partir dos resultados, espera-se observar a dinâmica de operacionalização do jogo sério virtual por meio do rastreio das barreiras e facilitadores de sua aplicação, além de testar essa ferramenta tecnológica no ambiente domiciliar. A aplicação desse jogo no ambiente domiciliar irá ampliar a compreensão a respeito da utilização da realidade virtual no ambiente domiciliar, viabilizando o uso de uma tecnologia inovadora para agregar a reabilitação domiciliar de idosos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Externa ao Programa - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao