Banca de QUALIFICAÇÃO: ARAKEN KLEBER AZEVEDO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARAKEN KLEBER AZEVEDO DE OLIVEIRA
DATA : 20/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

COMPARAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS COM E SEM BIOFEEDBACK POR ELETROMIOGRAFIA NA SÍNDROME DA DOR SUBACROMIAL: ESTUDO RANDOMIZADO E CEGO.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia por Exercício, Eletromiografia, Escápula


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Introdução: A Síndrome da Dor Subacromial pode comprometer a função da articulação do ombro e a qualidade de vida dos pacientes. Apesar de sua etiologia não ser bem compreendida, desequilíbrios musculares e alterações da sinergia escapuloumeral podem influenciar no prognóstico funcional. Objetivo: Comparar os efeitos da associação da terapia de biofeedback por eletromiografia em um protocolo de exercícios, em sujeitos com Síndrome da Dor Subacromial, avaliando-se a sensação dolorosa, ativação muscular e cinemática escapular. Métodos: trata-se de um ensaio randomizado e cego composto por voluntários de ambos os gêneros, com idade entre 35 e 60 anos. Todos serão submetidos a avaliação inicial (Av1) composta de: sensação dolorosa, questionário de função e dor, amplitude de movimento do ombro, força muscular, atividade eletromiográfica e cinemática do complexo do ombro. Após a avaliação inicial, os voluntários serão aleatoriamente divididos em dois grupos: Grupo Exercício (GE – Exercícios terapêuticos) e Grupo Biofeedback (GB – exercícios terapêuticos com o uso do biofeedback por eletromiografia). O protocolo de intervenção terá duração de oito semanas. Após quatro semanas, será realizado a segunda avaliação (AV2), idêntica à AV1, exceto pelo acréscimo do questionário de percepção de mudança global. Ao final do protocolo de intervenção será realizado a terceira avaliação (AV3), idêntica à AV2. Um follow-Up será realizado após 4 semanas do final do protocolo de intervenção, idêntica à AV3. Análise Estatística: será realizada por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 para Windows, seguindo os princípios da análise por intenção por tratar. Na análise descritiva será utilizada a média como medida de tendência central e o desvio padrão como medida de dispersão. Uma ANOVA de modelo misto será realizada para as comparações intra e intergrupos. Resultados Esperados: A técnica de biofeedback por eletromiografia associada ao programa de exercícios pode ser um recurso clínico viável e de baixo custo no processo de reabilitação clínica. Entretanto, devido à falta de consenso na literatura acerca dos seus reais benefícios, espera-se que esse estudo possa contribuir para o esclarecimento dos efeitos desta técnica no ambiente clínico, tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos, ressaltando os aspectos de custo-benefício e funcionalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1081828 - CATARINA DE OLIVEIRA SOUSA
Externa ao Programa - 3140906 - GERMANNA DE MEDEIROS BARBOSA
Presidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Notícia cadastrada em: 28/07/2020 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao