Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENNA RAQUEL DANTAS DE MACEDO BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENNA RAQUEL DANTAS DE MACEDO BORGES
DATA : 30/09/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do departamento de fisioterapia
TÍTULO:

APRENDIZAGEM MOTORA APÓS TERAPIA COM JOGO VIRTUAL EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO E CONTROLADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, aprendizagem motora, eletroencefalografia, terapia de exposição à realidade virtual.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

As sequelas decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC) indicam a importância de promover intervenções que favoreçam a recuperação funcional desses pacientes. Este estudo teve como objetivo avaliar a aprendizagem motora após a terapia com jogo de realidade virtual em pacientes com AVC. Participaram 12 pacientes, sendo 6 do grupo experimental (GE) e 6 do grupo controle (GC). Os participantes foram submetidos a uma avaliação eletroencefalográfica com o jogo de dardos virtual (XBOX Kinect) e uma avaliação cinemática da atividade de beber água. Uma análise do desempenho no jogo foi registrada por meio das medidas de erro absoluto, constante e variável. Os pacientes foram randomizados em dois grupos: GE e GC, os quais foram submetidos além da fisioterapia convencional, a um protocolo de 12 dias de terapia, sendo 3 vezes por semana por 4 semanas. O GE realizou além da fisioterapia convencional 45 repetições do jogo de dardos virtual por sessão. Após 24 horas do último dia de treino os participantes foram reavaliados. Espera-se que os resultados possam mostrar um benefício maior no processo de aprendizagem motora em pacientes tratados com jogo em ambiente virtual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350635 - TANIA FERNANDES CAMPOS
Externa ao Programa - 009.766.534-78 - LUCIANA PROTASIO DE MELO
Externa ao Programa - 1803907 - SILVANA ALVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 23/09/2019 16:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao