Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA DA NÓBREGA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA DA NÓBREGA DIAS
DATA : 01/10/2018
LOCAL: Auditório do departamento de fisioterapia

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS NO CONTROLE POSTURAL E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: Ensaio clínico, controlado e randomizado

Balance Postural, Elderly, Diabetes Mellitus.

Introdução: O DM pode tornar os idosos portadores mais suscetíveis ao desequilíbrio e às quedas, pois afeta os sistemas sensoriais que influenciam no equilíbrio postural, associado ao processo de senescência que diminui a reserva funcional dos idosos e a presença de outras doenças que acometem esses indivíduos. Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de exercícios físicos terapêuticos na melhora do equilíbrio corporal e da funcionalidade de idosos com Diabetes Mellitus tipo 2. Métodos: O estudo caracteriza-se como ensaio clínico controlado em paralelo, randomizado, com avaliadores cegos. A amostra será constituída por idosos com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2, atendidos nos ambulatórios de Geriatria e de Endocrinologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os idosos de ambos os grupos serão submetidos a uma avaliação previamente agendada, realizada por avaliadores treinados, realizada no Núcleo Avançado de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (NAPS), Laboratório de Inovações Tecnológicas (LAIS) do HUOL. Esta ocorrerá em três momentos: nos períodos de pré-intervenção (anterior à randomização – T1), pós-intervenção (doze semanas após a randomização – T2) e seguimento (três meses após o término da intervenção – T3). Os dados serão analisados por meio do software estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 23.0. Resultados Esperados: Espera-se que, o programa de exercícios específicos para os idosos portadores de DM 2 associado as orientações, seja eficaz na melhora do equilíbrio corporal e na funcionalidade destes indivíduos.

Presidente - 2090691 - JULIANA MARIA GAZZOLA
Externo ao Programa - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Interno - 2319151 - TATIANA SOUZA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 20/09/2018 14:15