Banca de DEFESA: SILVIA OLIVEIRA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA OLIVEIRA RIBEIRO
DATA: 26/01/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

CINEMETRIA E EQUILÍBRIO POSTURAL DA ATIVIDADE DO SENTAR-LEVANTAR EM MULHERES GRÁVIDAS APÓS PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Cinemática, Equilíbrio Postural, Gravidez, Fisioterapia, Reabilitação.


PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:
Introdução: A gravidez é um período no qual ocorrem diversas modificações hormonais, físicas e emocionais, capazes de desencadear alterações no equilíbrio, controle postural e realização de atividades funcionais. 
Objetivo: Investigar a influência de um protocolo de exercícios com o Nintendo Wii Fit Plus® sobre o equilíbrio postural e variáveis cinemáticas no sentar-levantar em mulheres no período gestacional. 
Metodologia: Foi realizado um Ensaio Clínico Controlado Randomizado com 44 mulheres grávidas divididas em Grupo Controle e Grupo Experimental, avaliadas através do Balance Master System® e Sistema de Análise do Movimento Qualisys®Após o protocolo de estudo, as participantes foram reavaliadas. O protocolo de intervenção teve duração um mês (3 vezes por semana), com os jogos para equilíbrio do Nintendo Wii Fit Plus®. Para análise estatística dos dados, foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciencies for  Personal Computer- SPSS (versão 20.0). 
Resultados: A media da idade cronológica para as gestantes do segundo e terceiro trimestre gestacionais foram, respectivamente 28,5 (±3,83) e 29,4 (±3,23)Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no fator tempo apenas para a variável VFOA (P=0,04) do equilíbrio postural. Para as variáveis da cinemetria, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no fator tempo (P= 0,54) e tempo*grupo (P>0,059). 
Conclusão:  Os dados obtidos sugerem que o uso do Nintendo Wii Fit Plus® não influencia no equilíbrio postural e cinemetria do sentar-levantar de mulheres no segundo e terceiro trimestre gestacional.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Interno - 2786809 - MARIA THEREZA ALBUQUERQUE BARBOSA CABRAL MICUSSI
Externo à Instituição - VALÉRIA CONCEIÇÃO PASSOS DE CARVALHO - UNICAP
Notícia cadastrada em: 20/01/2016 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao