Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA DARC MEDEIROS MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANA DARC MEDEIROS MARTINS
DATA : 22/08/2016
LOCAL: SALA A1 - SETOR V/UFRN

CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS AO PROFISSIONAL CONTÁBIL

PBL. Habilidades e Competências. Profissional Contábil.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis

Este projeto de pesquisa se enquadra na área de educação contábil e tem como objetivo principal investigar a contribuição da metodologia Problem-Based Learning (PBL) no desenvolvimento das habilidades e competências requeridas ao profissional contábil. Faz uma abordagem qualitativa, utilizando como método de investigação o estudo de caso, pois será aplicado um quase experimento na disciplina Perícia Contábil no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. As técnicas de coleta de dados a serem utilizadas serão: questionário, observação participante, entrevistas e documentos. Para o processo de análise de dados qualitativos, pretende-se utilizar o software Atlas TI ou o N-vivo, o qual facilita a análise de dados em larga escala e trabalha com os mais diversos formatos de mídia e extensões de arquivo. Recupera a sequência de palavras no texto e a integração de códigos, opera com a análise qualitativa de arquivos diversos, produzindo dados e apontando tendências e padrões. Logo após a análise qualitativa, será dado aos dados um tratamento quantitativo, para atingir o objetivo específico de comparar o desempenho acadêmico as notas dos alunos que cursaram a disciplina pela metodologia tradicional com o dos que a cursaram com a aplicação da metodologia PBL. Assim, pretende-se aplicar testes de hipóteses e teste de qui-quadrado. O teste t de student de comparação de médias de duas amostras independentes (teste t) será usado para testar as seguintes hipóteses: H0: A média das notas obtidas na disciplina do grupo submetido à metodologia PBL é igual à média do grupo submetido a aula expositiva tradicional; H1: A média das notas obtidas na disciplina pelo grupo submetido à metodologia PBL é diferente da média do grupo submetido à aula expositiva tradicional. O teste de hipótese possibilitará analisar a eficácia do método PBL em relação à aula expositiva tradicional. Espera-se que a aplicação de uma metodologia ativa, o PBL, contribua para o ensino aprendizagem na formação de um novo perfil do profissional contábil, evidenciando, as necessidades de mudança no ensino de Ciências Contábeis no Brasil, na tentativa de provocar pensamentos reflexivos a respeito dos programas de ensino superior de Contabilidade. Espera-se que as ferramentas de avaliação e as diretrizes aplicadas neste estudo possam ser posteriormente utilizadas em outras disciplinas.

Externo à Instituição - ADRIANA BACKX NORONHA VIANA - USP
Presidente - 1149563 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO