Banca de DEFESA: FRANCICLÉZIA DE SOUSA BARRETO SILVA

DISCENTE: FRANCICLÉZIA DE SOUSA BARRETO SILVA
DATA: 31/08/2011
LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA

AS FACES E OS DISFARCES DA INFORMALIDADE NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO DO COMÉRCIO DE RUA EM PAU DOS FERROS/RN

Acumulação capitalista, comércio de rua, Informalidade e precarização.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Este trabalho discute as expressões da informalidade no capitalismo contemporâneo. Temática de relevância para a análise da realidade do trabalho hoje e da lógica que move o capital, sua presença real na vida dos indivíduos. O comércio de rua da cidade de Pau dos Ferros, conhecido popularmente como “feira livre”, foi escolhido como espaço da pesquisa. O objetivo central é apreender e analisar as articulações e as lógicas, presentes na configuração do comércio de rua desta cidade, situada no estado do Rio grande do Norte, explicitando a funcionalidade da informalidade para a acumulação capitalista. Assentamos nossa análise na perspectiva da totalidade, na tentativa de apreender as determinações históricas do fenômeno em foco. Compreende a análise dos mecanismos utilizados pelo capital para se reproduzir no atual contexto histórico, que tem implicado, na composição dos mercados de trabalho dos diversos países e, nas diversas formas de exploração a que os trabalhadores de um modo geral estão submetidos. Implica igualmente, na discussão do desenvolvimento do capitalismo em solo brasileiro, da lógica que permeia sua dependência e, principalmente, do recurso à superexploração do trabalho, como alavanca para a acumulação interna. O processo de investigação compreendeu pesquisa teórica e documental para constituir as bases de análise teórico-metodológica e delinear o contexto no qual se circunscreve nosso objeto de pesquisa além de pesquisa de campo, realizada em duas fases (mapeamento dos comerciantes e caracterização) e realização de entrevistas com informantes chaves. O material recolhido foi perscrutado com base em esquema analítico inspirado da análise de conteúdo. Dentre as principais considerações elaboradas a partir de nosso processo de pesquisa destacamos: o comércio de rua de Pau dos Ferros permanece envolto na venda majoritária de produtos agropecuários, isso demonstra as características estruturais da região. Todavia, a oferta desse produto não mais se restringe ao excedente do pequeno produtor local; A presença do revendedor ampliou e alterou a distribuição desse produto, dinamizando-a. Em paralelo, se desenvolvem práticas comerciais, cujas mercadorias negociadas (industrializados) refletem o momento de restauração capitalista, uma rede comercial mais ampla. As reflexões possibilitaram ainda evidenciar que o comércio de rua segue se desenvolvendo na base do trabalho informal, o qual ganha funcionalidade para o sistema, na medida em que se configura como um espaço comumente utilizado para escoar parte da produção, das indústrias (confecção/calçados), sobretudo, se considerada a distribuição como elemento essencial do processo complexo que objetiva à valorização do capital. Esta atividade vem funcionando como espaço gerador de ocupação e renda para os sujeitos descartados dos empregos formais, mascarando com isto o desemprego; ademais, elas lhes permitem continuar quanto consumidores. Tais expressões refletem a capacidade e a lógica do capital de se expandir e se agregar em realidades tão diversas. Está em curso hoje, a lógica que tem conduzido muitos trabalhadores a adesão ao projeto de dominação do capital, pela ilusória possibilidade de se tornarem capitalistas. O objetivo tem sido transformar o sujeito em consumidor e, o trabalhador num empreendedor.

Externo à Instituição - ANGELA SANTANA DO AMARAL - UFPE
Presidente - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA