Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA BRENDA DA SILVA NOGUEIRA

DISCENTE : LUANA BRENDA DA SILVA NOGUEIRA
DATA : 11/07/2022
LOCAL: NEPSA 2

OS EFEITOS DO PATRIARCADO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES ENGENHEIRAS CIVIS NO BRASIL

Patriarcado; Mulheres; Egenharia Civil; Feminismo.

A presente pesquisa, a qual este projeto se refere, objetiva investigar os impactos da lógica patriarcal na vida e na atuação profissional, de mulheres engenheiras civis, instaladas na docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no campo da contrução civil em Natal/RN. O método de análise que subsidiará a dita pesquisa, se aconrará, essencialmente, no materialismo histórico proposto por Marx, com a finalidade de considerar a historicidade dos processos sociais, investigando-os além da sua aparência. A pesquisa será, portanto, de cunho qualitativo, partindo do pressuposto  de que deste modo podemos melhor analisar os fenômenos sociais não quantificáveis. Ela ocorrerá por meio da pesquisa e revisão bibliográfica, que permeará todo o processo; realizaremos também a técnica de entrevista semi-estruturada, com perguntas previamente estabelecidas, com 06 (seis) mulheres, com formação em Engenharia Civil, que atualmente exerçam a profissão, sendo 3 (três) destas mulheres atuantes na docência universitária da UFRN, e 3 (três) mulheres atuantes no setor de obras da construção civil. É válido ressaltar que as entrevistas se submeterão aos protocolos de proteção à COVID-19. Evidenciamos que, as mulheres foram afastadas de diferentes esferas do âmbito público, em decorrência do surgimento e enraizamento das relações patriarcais. A educação é, portanto um dos espaços que forão historicamente negados às mulheres. Bem como os processos educacionais, a inserção das mulheres no mercado de trabalho também é marcada pela exclusão e desvalorização profissional. Alguma atividades, consideradas masculinas, descartaram a presença de mulheres por longos anos, como é o caso da Engenheria Civil. No entanto, na atualidade, o número de mulheres engenheiras civis tem tido significativo aumento, o que não nos permite dizer que a opressão de gênero nestes espaços, sumiu. Assim, pretendemos com este pesquisa, desvelar esses processos de preconceito que permeam o cotidiano das mulheres na Engenharia Civil.

Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Presidente - 2185695 - ANTOINETTE DE BRITO MADUREIRA
Externa ao Programa - 2297598 - MIRIAM DE OLIVEIRA INACIO - UFRNInterna - ***.164.894-** - RITA DE LOURDES DE LIMA - UFRN
Externo à Instituição - TIBERIO LIMA OLIVEIRA - UnB