Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA KÁTIA DE OLIVEIRA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARA KÁTIA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
DATA : 21/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:
Tendências Teórico-metodológicas da Produção do Conhecimento acerca das Medidas Socieducativas nos Programas de Pós-graduação em Serviço Social do Estado do Rio Grande do Norte.

PALAVRAS-CHAVES:

Serviço Social, Pós-Graduação, Produção do Conhecimento, Medidas Socioeducativas


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O presente trabalho trata da análise das tendências da produção de conhecimento acerca das medidas socioeducativas nos Programas de Pós-graduação em Serviço Social no estado do Rio Grande do Norte. O estudo sobre as tendências visa identificar e problematizar mudanças e permanências em relação a determinado processo/objeto, pois as informações levantadas em distintos momentos sobre um mesmo objeto não são idênticas, representam o movimento da realidade e como estas mediam o fenômeno social estudado, desse modo, sinalizando tendências na referida produção. Buscou-se problematizar quais as perspectivas teórico-metodológicas que vêm estruturando essa produção, bem como quais referenciais, categorias centrais, concepções, tipos de pesquisa e resultados dessas investigações. Foram pesquisados os dois Programas que compõem o universo da pesquisa, quais sejam: PPGSS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o PPGSS da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. E analisadas a totalidade das dissertações de mestrado com a temática das medidas socioeducativas encontradas nos respectivos Bancos Digitais de Dissertações e Teses das respectivas Instituições de ensino Superior. Para tanto, foi elaborada uma ficha de leitura para cada trabalho, afim de que se pudesse extrair do conteúdo destes as informações pertinentes a análise pretendida e se tivesse a possibilidade de realizar triangulações entre os dados e se empreender uma análise comparativa, desse modo, apreendendo as tendências do debate sobre as medidas socioeducativas na produção dos referidos Programas de Pós-graduação. As análises do material coletado foram realizadas a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, portanto, considerando as categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos resultados preliminares foi possível identificar que as produções da UFRN se registram entre os anos 2004 a 2013 e as referentes a UERN nos anos 2017 a 2019, havendo um maior número de defesas em relação a primeira o que se justifica pelo fato do PPGSS da UFRN ser mais antigo em relação ao PPGSS da UERN. A maioria das produções não identificam as categorias centrais de análise, o que demonstra uma fragilidade do ponto de vista metodológico, quando se refere a recortes de natureza crítico-dialética. Outrossim, também uma maioria dos trabalhos não expressam a concepção de medida socioeducativa que norteia a produção, indicando também uma fragilidade nesse sentido, todavia, os trabalhos que não apresentam essa concepção, debruçam-se sobre a descrição das medidas socioeducativas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 025.430.594-66 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE - UFPB
Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Externo à Instituição - NÍVIA CRISTIANE PEREIRA DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 13/10/2021 18:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao