Informações sobre os editais de seleção (mestrado e doutorado)

Objetiva-se informar sobre os processos seletivos para ingresso, no semestre de 2021.1, nos cursos de mestrado e de doutorado do PPGSS/UFRN, especialmente em relação às publicações dos editais.

Desde as primeiras reuniões do colegiado do PPGSS que abordaram os problemas decorridos da situação de pandemia em virtude do Covid-19 e da suspensão de atividades presenciais na UFRN, ocorreu a deliberação unânime pela manutenção das seleções de mestrado e de doutorado para ingresso em 2021.1. Contudo, várias mudanças precisaram ser encaminhadas para garantir esse processo, em adaptação ao contexto de impossibilidade de atividades presenciais. Para tanto, após análise coletiva com presença de docentes e discentes, indicou-se a alteração das etapas avaliativas, assim como do formato da sua realização. As comissões foram escolhidas, as etapas foram alteradas, o cronograma foi definido e os editais foram encaminhados à Pró Reitoria de Pós Graduação (PPG) da UFRN, para análise e publicação.

Contudo, durante essa apreciação, surgiu uma nova demanda. No dia 08 de setembro de 2020, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFRN aprovou os procedimentos de heteroidentificação para os processos seletivos dos cursos desta universidade. Dentre outras medidas, requer-se a análise em bancas de heteroidentificação para o ingresso em vagas de ações afirmativas. No caso específico de candidatos/as autodeclarados/as negros/as, exige-se a avaliação fenotípica. Tal avaliação remete à necessidade, por parte dos integrantes das comissões, tanto de uma formação técnica, como de uma representatividade acerca das determinações históricas, sociais e políticas. Mas, até o momento, ainda inexiste, para processos de seleção de pós-graduação, uma comissão institucional da UFRN. Esta comissão está prevista para entrar em funcionamento a partir do início de janeiro do próximo ano.

Tal situação apresenta duas alternativas para os programas de pós-graduação que objetivam realizar seleções nesse momento: o cancelamento provisório de vagas de ações afirmativas ou a responsabilização do programa pela constituição destas comissões. Vale ressaltar que, para ampliar a legitimidade do processo, exige-se, em cada edital, a constituição de duas comissões, uma para heteroidentificação e outra para a apreciação dos recursos, cada uma com três integrantes titulares.

Esses fatos foram amplamente discutidos no âmbito do PPGSS, que ponderou as variadas determinações que consubstanciam o contexto atual. Ressalta-se que, apesar das diferentes análises, o colegiado apresentou, desde o início, o encaminhamento consensual pela manutenção das vagas para ações afirmativas. Explicitou-se, especialmente na situação atual, a necessidade de manutenção destas conquistas históricas. Da mesma forma, também se ressaltou a complexidade da constituição destas comissões que, para manter a sua legitimidade, precisa atender, da forma mais efetiva possível, às condições indicadas anteriormente (conhecimento técnico e pertencimento social e político).

Diante destas determinações, o colegiado aprovou, em sua última reunião extraordinária, uma proposta que atendesse às duas condições anteriores. Assim, optou-se por esperar a constituição institucional da Comissão de Heteroidentificação da UFRN. Para tanto, a publicação dos editais de seleção de mestrado e de doutorado do PPGSS e, consequentemente, a realização das etapas avaliativas deste processo, precisaram ser postergados. A previsão é que isso ocorra a partir da segunda semana de janeiro de 2021, tendo as solicitações de inscrição abertas a partir da última semana deste mês. Também se ressalta que, apesar de ser postergado, esse calendário não implicará no adiamento do início do semestre de 2021.1, que está previsto para o mês de maio de 2021.

Finalmente, conforme solicitações recebidas, principalmente nas últimas semanas, sobre informações destes editais, entende-se a expectativa que isso pode gerar. Nesse sentido, ao passo que solicitamos a compreensão sobre esta situação, ressaltamos o comprometimento com a manutenção e o desenvolvimento de uma universidade pública e que possibilite condições realmente igualitárias de acesso e de permanência do corpo discente, com respeito e compromisso com as iniciativas que contribuam no reconhecimento da diversidade humana.

Atenciosamente,

Coordenação do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFRN)

Natal, 07 de dezembro de 2020.

Notícia cadastrada em: 07/12/2020 14:28