Banca de QUALIFICAÇÃO: FLORIZA SOARES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLORIZA SOARES BEZERRA
DATA : 20/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA II - CCSA / UFRN
TÍTULO:



NOS BARES, NA LAMA, NOS LARES, NA CAMA”: uma análise ontológica da violência contra mulher em situação de rua no Brasil contemporâneo. 

 

 

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: capitalismo; violência; mulher em situação de rua.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo analisar a violência contra a mulher em situação de rua no atual contexto brasileiro sob a perspectiva ontológica, de modo a considerar a exploração do corpo feminino pelo sistema capitalista contemporâneo. Por essa via, consideramos o movimento histórico da humanidade sob a ótica de Gyorgy Lukács a partir de sua obra “Ontologia do Ser Social II”. Utilizamos o método materialista-histórico por compreender que tal problemática deve ser observada a partir processo dialético de construção e desconstrução das variadas expressões da questão social no capitalismo contemporâneo ao considerar suas reais estruturas. Afim de compreender a violência contra a mulher em situação de rua enquanto um dos complexos constituintes da realidade do fenômeno população em situação de rua em sua essência, nos utilizaremos das discussões de gênero a partir da categoria “relações sociais de sexo”, visto que esta precede a divisão sexual do trabalho da sociedade classista e acompanha os movimentos de construção do patriarcado na humanidade, sobretudo, o aprofundamento de suas nuances nas relações sociais. Para apreensão das configurações da população em situação de rua frente o avanço das forças produtivas, nos propomos uma abordagem do exército “industrial de reservas” e da violência enquanto categorias basilares para o debate atual acerca da violência contra a mulher em situação de rua partir da exploração do corpo feminino no capitalismo. Todo o estudo será norteado pelas referências bibliográficas a partir do diálogo mútuo dos teóricos clássicos Gyorgy Lukács e Karl Marx com os/as autores/as modernos Heleieth Safiotti, Sérgio Lessa, José Paulo Netto, Mirla Cisne, Marilena Chaui, Márcia Tiburi, Ricardo Antunes, Marilda Iamamotto, Silvia Federicci, Angela Davis, Helena Hirata, entre outros/as. De mesmo modo, abordaremos artigos, dissertações, estudos acerca do fenômeno população em situação de rua, em especial àqueles referentes à realidade das mulheres nesta condição.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interno - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Interno - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/07/2018 11:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao