Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE DOS SANTOS GALVÃO

DISCENTE: FELIPE DOS SANTOS GALVÃO
DATA: 19/06/2015
LOCAL: NEPSA/CCSA

“OUSAR LUTAR, ORGANIZANDO A JUVENTUDE PRO PROJETO POPULAR!”: o Levante Popular da Juventude em foco.

Movimentos Sociais; Juventude Proletária; Levante Popular da Juventude.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

A ofensiva neoliberal pautada na reestruturação produtiva, na flexibilização e na precarização do trabalho, trouxe inúmeros rebatimentos para as juventudes do país, cujos horizontes são cada dia mais limitados ao imediato.  A crise do capital impõe limites à reprodução social e, particularmente, às condições de vida destas juventudes, bem como à sua organização. A questão social torna-se cada vez mais complexa, a demandar dos sujeitos sociais estratégias de luta e sobrevivência. Nascem novas formas de organização, de expressão de descontentamentos. Diante da “ausência de futuridade”, na formulação de Giovani Alves, juventudes de vidas estilhaçadas, tendo a instabilidade como modo de vida, a transitar em um universo de incertezas, a buscar no consumo como a via maior de inserção na sociedade, analisar formas reinventadas de organização e de luta da juventude revela-se como tema socialmente relevante. Tal problemática mostra-se relevante, também, para o campo acadêmico do Serviço Social brasileiro.  A pesquisa pretende  problematizar processos de resistência e luta forjados pela juventude proletária, no atual tempo histórico, com ou sem interferências externas, ante à crise do capital, em suas múltiplas dimensões (econômica, politica, de valores, ambiental), a atingir de modo especial as juventudes de todo o mundo, com particularidades nacionais e de classe, expressando-se de modo mais visível nas cidades e grandes aglomerações..  Enfatizamos o Levante Popular da Juventude – movimento situando no campo da esquerda, que pretende articular e formar politicamente jovens do meio urbano e rural, organizando-os para a luta anticapitalista e para a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Organização em vias de construção, de história recente, datando do inicio dos anos 2000, assumindo, mais recentemente, expressão nacional, estando presente em quase todos os estados brasileiros. O objetivo do presente trabalho é proceder a um estudo crítico e sistemático sobre o processo de formação do Levante Popular, resgatando elementos de sua história e dos condicionantes sociais e históricos que têm interferido na sua configuração, na sua inserção nos processos de resistência, de luta e de organização politica da juventude proletária brasileira, destacando, contradições e desafios que perpassam sua trajetória. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em entrevistas e em pesquisa documental, cobrindo o período de 2005, ano de surgimento oficial desta organização, a 2015.

Externo à Instituição - ALBA MARIA PINHO DE CARVALHO - UFC
Presidente - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA