Banca de DEFESA: FRANCISCO AYRTON SENNA DOMINGOS PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO AYRTON SENNA DOMINGOS PINHEIRO
DATA : 26/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Link de acesso para videoconferência: https://meet.google.com/moc-evyh-wua
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE Erythrina velutina Willd. POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS ASSOCIADA ÀS REDES MOLECULARES (MOLECULAR NETWORKING)


PALAVRAS-CHAVES:

Fabaceae. Erythrina velutina Willd. Compostos fenólicos. Flavonoides. Redes moleculares.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A identificação, caracterização e estudo de compostos bioativos podem abrir portas para o entendimento de inúmeras aplicações de interesse para pesquisas. A espécie arbórea Erythrina velutina Willd., conhecida popularmente como “mulungu”, pertencente à família Fabaceae e subfamília Papilionoideae, distribui-se por todo o Nordeste brasileiro. Suas folhas, sementes e principalmente casca dos troncos são utilizadas na medicina popular na forma de chás para tratamento de distúrbios do sono e desordens do sistema nervoso central (SNC). Trabalhos anteriores com a espécie relacionam suas propriedades farmacológicas, ansiolíticas e sedativas, principalmente à presença de flavonoides e alcaloides benzilisoquinolínicos. Diante do exposto, a proposta do estudo visou a caracterização dos compostos fenólicos presentes nas folhas e sementes na espécie coletada em quatro diferentes locais na região Seridó do Rio Grande do Norte. A desreplicação do extrato etanólico bruto das sementes e folhas de diferentes populações ocorreu com o auxílio da plataforma GNPS (Global Natural Product Social Molecular Networking), baseado em dados de massa e padrões de fragmentação obtidos pela análise por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas (CL-EM), que levou formação de uma rede molecular que apresentou clusters atribuídos a compostos fenólicos. Um total de 136 compostos foram anotados, sendo 32 flavonoides, 2 cumarinas, 2 antocianinas, uma aurona e uma chalcona anotadas pela biblioteca da plataforma. A análise dos metabólitos não anotados indicou semelhanças no padrão de fragmentação as quais podem ser relacionados às agliconas presentes na amostra com algumas variações presentes nos substituintes. A análise de componentes principais (PCA) para as substâncias anotadas e presentes nas amostras de diferentes populações de E. velutina possibilitou evidenciar quais são os compostos que permitem diferenciar os órgãos estudados, sementes e folhas. Além disso, a análise de PCA para as amostras de sementes permitiu evidenciar a separação das amostras de acordo com a região de coleta. Também foram desenvolvidas e padronizadas metodologias complementares para análise de metabólitos por cromatografia gasosa as quais permitiram identificar diversos ácidos graxos como ácido palmítico, linoleico, oleico e esteárico presentes nas sementes da Erythrina, através da reação de esterificação, assim como foram observadas outras substâncias, como fitoesterois, ácidos graxos sililados e alcaloides, pela reação sililação com agente de derivatizante BSTFA. Assim, o presente trabalho contribui para um maior conhecimento sobre o perfil dos compostos fenólicos presentes em E. velutina, além de padronizar técnicas que futuramente podem contribuir para compreensão do metaboloma desta espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1571756 - ALESSANDRO KAPPEL JORDAO
Presidente - 2276354 - LEANDRO DE SANTIS FERREIRA
Externa à Instituição - PAULA CAROLINA PIRES BUENO - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 07/01/2022 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao