Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO ANDRE DE ARAUJO SANTOS

DISCENTE : RODOLFO ANDRE DE ARAUJO SANTOS
DATA : 19/12/2017
LOCAL: SALA 2 DO PPGCF

Penhascos de Atividade Biologica como ferramenta na analise da Relacao Estrutra Atividade em uma serie de inibidores da enzima ß-Cetoacil-ACP Sintase III

β-cetoacil-ACP sintase III; Penhascos de Atividade Biológica

A sintese de acidos graxos, principalmente pela enzima ƒÀ-cetoacil-ACP sintase III (FabH), vem despontando como um excelente alvo para novas moleculas com acao antimicrobiana. Apesar da urgencia gerada pela crescente resistencia bacteriana, a sintese de novas moleculas se mostra uma tarefa bastante dispendiosa tanto em tempo como em recursos financeiros. Neste sentido, utilizar-se das informacoes contidas nos ligantes, ja sintetizados, para extrair o maximo de informacao da afinidade pelos receptores, configura-se como uma alternativa de baixo custo operacional. A melhor maneira de extrair estas informacoes dos ligantes e perce-ber que partes, destas moleculas, melhor contribuem com a atividade biologica. Porem, quan-do diante de esqueletos moleculares tao distintos, torna-se dificil a percepcao de quais partes melhor contribuem para a atividade biologica. Desta forma, sao as pequenas diferencas em moleculas bastante similares que melhor definem as regioes da molecula, e do inibidor, que mais contribuem com a atividade biologica. A relacao entre este grupo de moleculas e conhe-cido como penhascos de atividade biologica. Diante de todas as vantagens expostas escolheu-se esta metodologia para guiar a sintese de novos inibidores da enzima FabH, atraves da com-preensao de que regioes da enzima sao mais importantes na definicao da atividade biologica. A partir deste estudo, concluisse que proposicao de novos candidatos a inibidores da enzima FabH deve favorecer a escolha de grupos polares em duas regioes distintas do sitio ativo. Mo-leculas que realizam ligacoes de hidrogenio com os aminoacidos da triade catalitica tem sua atividade aumentada em ate duas ordens de grandeza, em conjunto a isto, substituintes com maior capacidade de interacao com os aminoacidos Arginina 36, Arginina 151 e Triptofano 32 tendem a aumentar a atividade da molecula alvo. Por fim, alem de guiar a sintese de certos grupos, em potenciais novos inibidores, existe a necessidade de direcionar esforcos na com-preensao e aumento da acuracia em estudos de docking realizados para moleculas sem estru-tura cristalografada definida.

Externo ao Programa - 1714867 - CAIO LIMA FIRME
Presidente - 1871916 - RAQUEL BRANDT GIORDANI