Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO KARLONI DA CRUZ

DISCENTE: MARCELO KARLONI DA CRUZ
DATA: 19/08/2011
LOCAL: Auditório de Antropologia

DESENVOLVIMENTO, POBREZA E MEIO AMBIENTE NO SERIDÓ POTIGUAR: Um estudo centrado na micro-região do Seridó Oriental e Ocidental

Desenvolvimento. Pobreza. Meio-Ambiente.

ÁREA: Sociologia

O presente trabalho de investigação propõe-se a realizar estudo centrado na dinâmica existente entre desenvolvimento, redução de pobreza e conservação de recursos naturais. Para o exame dessa relação a região escolhida foi a micro-região do Seridó oriental e ocidental, no Estado do Rio Grande do Norte. Em anos recentes, diversos estudos (ARAÚJO, 2011; BASTOS, 2009), têm apontado que após período de crise de seu tripé econômico-produtivo, formado pelas atividades de pecuária, cotonicultura, mineração e enfrentada nos anos oitenta, essa região do Estado do Rio Grande do Norte, tem mostrado sinais não só de recuperação econômica, mas também de melhoria de seus indicadores sociais. Por outro lado, estudos como o panorama de desertificação do Estado do RN (produzido em cooperação entre o Governo do Estado do RN e instituições de pesquisa) e o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE, 2000), indicam que há em curso um franco processo de degradação de seus recursos naturais que é capaz de comprometer a capacidade de sustentação desse sistema. Para verificação dessa realidade e constatação provável dessa relação, este trabalho, adota-se para esse estudo, a análise de evolução dos dados secundários de órgãos oficiais como o IBGE sobre IDH, renda per capita e demais indicadores de sociais entre os anos de 2000 e 2009. Segue-se em outro momento da pesquisa a análise de dados de natureza qualitativa, coletados em entrevistas realizadas com instituições de intervenção de natureza acadêmica, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); órgãos do Estado que tratam a questão do Meio-Ambiente no Seridó: Instituto de Desenvolvimento Sustentável do RN (IDEMA) e Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente e da Amazônia Legal (IBAMA) e instituições de intervenção direta  na região, como a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e Articulação do Semi-Árido (ASA). Após o cruzamento dos dados de natureza quantitativa e qualitativa, serão feitas as considerações finais, com fins de confirmação ou negação da hipótese de pesquisa.

Interno - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Presidente - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA