Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE DE FREITAS AZEVEDO PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JEANE DE FREITAS AZEVEDO PAIVA

DATA: 08/12/2009

HORA: 14:00

LOCAL: Auditório A do CCHLA

TÍTULO:

O horário gratuito de propaganda eleitoral e os programas de governo nas campanhas de Vilma de Farias e Garibaldi Alves Filho para o Governo do RN em 2006.


PALAVRAS-CHAVES:

Programas de Governo. Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Marketing eleitoral.


PÁGINAS: 78

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Sociologia

RESUMO:

No Brasil, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) representa um dos principais espaços para a realização da disputa entre os partidos políticos, revelando-se um instrumento que dinamiza a disputa eleitoral e possibilita a todos os setores e classes sociais informações importantes sobre os candidatos em disputa. No HGPE, os grupos políticos têm a possibilidade de apresentarem seus programas de governo e debaterem assuntos que dizem respeito às demandas da população. Esta pesquisa buscou analisar o papel desempenhado pelos chamados programas de governo na disputa eleitoral para o governo do Rio Grande do Norte em 2006, que teve como principais candidatos, dois personagens tradicionais do cenário político potiguar: Vilma de Faria (PSB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). De acordo com nossa análise, a discussão dos programas de governo desses candidatos no HGPE teve não a intenção de esclarecer o eleitor sobre os projetos políticos pensados, nem apenas o desejo de construir uma imagem de seriedade e competência dos candidatos, mas apareceu como um meio para responder à agenda imposta pelo adversário e como um recurso estratégico para conquistar um segmento específico do eleitorado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 414603 - HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
Presidente - 349734 - JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
Interno - 347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Notícia cadastrada em: 17/03/2011 08:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao