Banca de DEFESA: ARACELY XAVIER DA CRUZ

DISCENTE: ARACELY XAVIER DA CRUZ

DATA: 30/09/2010

LOCAL: Sala G-4 do Setor II

INCLUSÃO DIGITAL: A inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal

Ambientes Escolares de Inclusão Digital. Escolas Públicas. Ensino médio. Inclusão digital. Região Metropolitana de Natal.

ÁREA: Sociologia

O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas.

Presidente - 347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Externo à Instituição - MARIANE CAMPELO KOSLINSKI - UFRJ