Banca de QUALIFICAÇÃO: VALTENCI LIMA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALTENCI LIMA DE OLIVEIRA
DATA : 25/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)
TÍTULO:

Religião e Meio ambiente: análise do contexto socioambiental envolvendo as igrejas evangélicas em Felipe Camarão (Natal, RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Religião; Meio ambiente; Evangélicos; Associações.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

O presente trabalho tem como proposta analisar a relação entre Religião e Meio Ambiente. Nossa intenção é compreender o contexto socioambiental das igrejas evangélicas no bairro de Felipe Camarão em Natal, RN, no sentido de perceber como se dá a relação dos atores religiosos no cuidado e preservação da natureza. A pesquisa justifica-se em razão de ser este um assunto de interesse das Ciências Sociais, sobretudo, para compreensão da participação pública das instituições religiosas do campo de pesquisa e de seus agentes sociais religiosos diante da crise ambiental planetária que a cada dia se avoluma e se percebe mais aguda. Quanto ao referencial teórico utilizado para a problematização do objeto de estudo recorremos a Teoria Ator Rede (ANT) de Bruno Latour no sentido de analisar como os atores humanos e não humanos, se interconectam, se relacionam e se percebem enquanto pertencentes a mesma natureza, ainda que em modos de existência diferentes. A proposta metodológica escolhida para esta pesquisa é denominada de Parcerias do Conhecimento, que visam romper a disjunção sujeito objeto e apostam como método de abordagem que o encontro intersubjetivo (EU-TU) só é possível quando se alinham os regimes de enunciação. Os dados coletados, são tanto quantitativos quanto qualitativos e a técnica/instrumento de coleta de dados será a varredura e a entrevista semiestruturada. Será realizada a análise qualitativa dos dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149562 - ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
Interno - 033.963.294-14 - ANAXSUELL FERNANDO DA SILVA - UNILA
Externo à Instituição - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR - UFS
Notícia cadastrada em: 07/04/2022 10:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao