Banca de DEFESA: PEDRO ARBOÉS NETO

DISCENTE : PEDRO ARBOÉS NETO
DATA : 03/09/2021
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

"UM PROPÓSITO MAIOR": Etnografia do Movimento Empresa Júnior no contexto potiguar

Movimento Empresa Júnior. Empresas Juniores. Empreendedorismo. Sociologia da moralidade. Sociedade Civil.

Esta pesquisa tem como objeto a atuação do Movimento Empresa Júnior (MEJ) no estado do Rio Grande do Norte – o denominado “MEJ Potiguar”. O Movimento Empresa Junior se constitui como um tipo de associativismo que assume a proposta de fomentar e difundir as empresas juniores nas universidades (organizações sem fins lucrativos formada por estudantes de graduação). O objetivo da investigação foi compreender a adesão dos empresários juniores aos ideais morais de boa vida e de boa sociedade preconizadas pelo movimento. Para isso, realizei uma pesquisa etnográfica a partir das atividades e dos integrantes da RN Júnior – federação que representa e difunde o movimento nesse estado. Além da análise dos documentos oficiais que norteiam o movimento, foram dois eventos de empresários juniores observados in loco (ainda antes da pandemia do Covid-19) e oito estudantes entrevistados. No primeiro momento da apresentação da pesquisa, demonstro como as instâncias representativas do movimento produzem uma “gramática” ou “narrativa oficial” que confere justificações e sentidos morais ao trabalho e à persecução de metas em empresas juniores. Em seguida, discuto como as lideranças buscam promover interações e experiências para os estudantes que produzem adesão em termos de sacralização e compromisso com o movimento. Por último, realizo uma caracterização da atuação do movimento como um ator da sociedade civil a partir de como ele pretende difundir valores e promover transformações em domínios institucionais mais amplos.

Presidente - 1081965 - CARLOS EDUARDO FREITAS
Interno - 033.963.294-14 - ANAXSUELL FERNANDO DA SILVA - UNILA