Banca de QUALIFICAÇÃO: JENNIPHER LUCENA MEDEIROS WHATELY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNIPHER LUCENA MEDEIROS WHATELY
DATA : 28/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/hdj-rvvw-ckd)
TÍTULO:

ENTRE A MÁXIMA LAMPEDUSIANA E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: A ATUAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA NO BRASIL NA 55º LEGISLATURA (2015-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Congresso. Estatuto da Família. Frente Parlamentar Evangélica. Estado Laico. Constituição Federal de 1988. Conservadorismo.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

O presente trabalho objetiva analisar os principais projetos de lei elaborados pela Frente Parlamentar Evangélica sob a ótica constitucional e de um estado democrático de direito, bem como alguns discursos proferidos por esta mesma frente. Ademais, visou-se problematizar a questão acerca da inserção de valores considerados estritamente religiosos em meio ao ambiente político. Para tanto, tornou-se essencial analisar o contexto e o discurso político dos parlamentares defensores desses projetos com a intenção de ponderar e analisar os reais objetivos que esses pretendem defender mesmo sob a égide de um discurso camuflado, tendo em vista a mutação das ações dentro do congresso através do tempo. Foi observado uma modificação do discurso dos parlamentares que compõem essa frente, na tentativa de trazer mais seriedade ou cientificidade, procurando dar uma roupagem laica e natural às suas falas, para assim mascarar o preconceito, o machismo e a homofobia os quais cingem esses projetos de lei. Tampouco pode-se ignorar as possíveis consequências da aprovação de leis como estas, as quais visam colaborar com a perpetuação de um discurso conservador no seio da sociedade contemporânea já que defendem um conceito de família defasado o qual não corresponde às necessidades da sociedade, e além disso, reforça uma pauta que conduz ao ódio e à intolerância.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Interna - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Interno - 1149562 - ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 27/08/2020 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao