Banca de QUALIFICAÇÃO: KALLILE SACHA DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALLILE SACHA DA SILVA ARAUJO
DATA : 29/06/2018
HORA: 19:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

QUEM TOCA O TAMBOR E QUEM VESTE A SAIA: O EXERCÍCIO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE MULHERES TRANSEXUAIS NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ NA CIDADE DE NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

mulheres transexuais, candomblé, identidade de gênero, religião.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esse trabalho tem como objetivo investigar como é exercida a identidade de gênero da mulher transexual adepta do candomblé, no que se refere à divisão sexista que rege o funcionamento de tarefas e atividades dentro dos rituais dessa religião, nos terreiros localizados na cidade de Natal e região metropolitana. Para cumprir os objetivos dessa pesquisa, optou-se por utilizar como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica acerca das temáticas de gênero e religião, assim como, a metodologia de cunho etnográfico. Desse modo, a observação participante, utilizando o diário de campo para o contínuo registro das vivências experienciadas nos terreiros por onde passei, e as entrevistas semiestruturadas, considerando as narrativas de vida das interlocutoras, serão imprescindíveis para o desenvolvimento desse trabalho. Pretende-se, por fim, fomentar, em alguma medida, a discussão sobre a transexualidade tendo como lócus de pesquisa o contexto da religião candomblecista nessa região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Interno - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Externo ao Programa - 2385456 - PAULO VICTOR LEITE LOPES
Notícia cadastrada em: 26/06/2018 08:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao