Banca de DEFESA: KELVIS LEANDRO DO NASCIMENTO

DISCENTE : KELVIS LEANDRO DO NASCIMENTO
DATA : 19/04/2018
LOCAL: Auditório C do CCHLA

Sociabilidades deslocadas no estacionamento do hipermercado Carrefour de Natal/RN

Juventudes; Sociabilidades Urbanas; Lazer.

Esse trabalho apresenta os resultados de uma investigação que buscou identificar os fenômenos urbanos responsáveis pelo crescente número de jovens e adultos que utilizam o estacionamento do hipermercado Carrefour, localizado na zona sul da cidade do Natal/RN, como lugar de sociabilização para atividades ligadas ao lazer. O objetivo foi identificar as causas dessas escolhas, além de demonstrar quais grupos frequentam o lugar e que atividades realizam neste espaço. Como ferramentas metodológicas, foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos com questionários, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados obtidos apontam como justificativas, a violência urbana crescente nos últimos anos, a necessidade em buscar novos espaços e opções de lazer seguras, além da busca da experiência de sociabilidade com pares enquanto estratégia de resistência aos problemas provocados pela vida adulta.  Mais ainda, encontramos juventudes diversas, oriundas majoritariamente de outras regiões da cidade e da Grande Natal, com diferenças de classe social, renda e escolaridade, mas que convivem, predominantemente, de maneira harmoniosa no estacionamento. Ademais o espaço também é frequentado por grupos de adultos como opção de lazer, destacamos aqui os grupos de carros turbinados, as ‘naves’ e os que procuram a área para desenvolver atividades físicas.

Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 1215344 - JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC